5ª Primavera dos Livros BH e Bitita Festa da Palavra
14 mai - 2025 • 18:40h > 15 mai - 2025 • 22h CCBB BH - Belo Horizonte, MG
Atenção
NO DIA DO EVENTO HAVERÁ NOVO LOTE DE INGRESSOS, 1 HORA ANTES DE CADA ATIVIDADE, EXCLUSIVAMENTE NA BILHETERIA
• Clique aqui e leia atentamente as normas de visitação do CCBB, para a segurança de visitantes e colaboradores.
• Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas no interior do Teatro do CCBB.
SOBRE O EVENTO
Nos dias 14 e 15 de maio, o CCBB BH recebe a 5ª edição da Primavera dos Livros BH e a estreia da Bitita Festa da Palavra, em uma grande celebração literária. O novo evento presta homenagem à Carolina Maria de Jesus, escritora mineira de Sacramento e, como inspiração, traz no nome o apelido de infância da autora. No CCBB BH, acontecem cinco mesas redondas e duas oficinas dedicadas à literatura e ao incentivo à leitura. A programação é gratuita, mediante retirada de ingresso.
Programação: 14/05 (quarta-feira)
10h30 – Teatro I | Mesa 2 – Edição: Mero Negócio ou Árduo Ofício Especializado?, com Larissa Kouzmin-Korovaeff (RJ) e Lizandra Magon (SP). Mediação: Leida Reis (MG)
Sinopse: Em uma época de nivelamento das categorias intelectuais no cipoal das redes e dos algoritmos, em que há fácil acesso a uma suposta biblioteca universal digitalizada, o editor tende a ser visto como um intermediário desnecessário entre o escritor e o leitor. Contra a ideia daqueles que querem encarar a edição como uma indústria qualquer, ainda estão aqui os editores que fazem de seu ofício a paixão de toda uma vida, intervindo na cultura de seu tempo e propondo novos olhares sobre questões diversas do pensamento contemporâneo. A mesa se propõe a discutir a edição de livros no Brasil, à luz das questões que atravessam o ofício.
14h – Teatro I | Mesa 3 – Compromissos Éticos na Edição de Livros Para Crianças e Adolescentes, com Leo Cunha (MG) e Marcelo Del’Anhol (PR). Mediação: Marcos Nascimento (MG)
Sinopse: A editora de livros é, para a maioria dos leitores, uma figura de bastidores, cujo nome aparece apenas em letras miúdas nos créditos da publicação. No entanto, suas escolhas têm implicações na formação de crianças e adolescentes, pois as ideias e narrativas por ela escolhidas ganham olhos, ouvidos e corações nas páginas de um livro. Tendo isso em vista, a reflexão sobre os compromissos éticos das casas editoriais no segmento infantojuvenil se colocam como tema relevante para a Cultura e a Educação e como reflexão nesta mesa.
16h – Teatro I | Mesa 4 – Conversa em Quadrinhos: Edição e Projeto Gráfico, com Afonso Andrade (MG) e Gabriel Nascimento (MG)
AFONSO ANDRADE é graduado em História pela UFMG. Gestor cultural na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e Coordenador do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, FIQ BH. É curador e consultor de eventos relacionados a quadrinhos e cultura geek.
GABRIEL NASCIMENTO trabalhou nos FIQs 2018 e 2020 e foi diretor artístico do FIQ BH 2022 e 2024. Historiador, quadrinista e designer belo-horizontino, é graduado em História (UFMG, 2012) e em Design Gráfico (FUMEC, 2015). É mestre e doutorando em Estudos de Linguagem (com foco em Quadrinhos), no CEFET-MG. Desenvolve projetos na área de quadrinhos e produção experimental analógica no coletivo 62 pontos. Seu livro MARIA & JOÃO foi destaque na Bienal de Design Gráfico ADG/ADEGRAF em 2017. Em 2018, coordenou o curso FIQ Jovem, onde também deu aulas sobre produção de Quadrinhos, assim como no Estúdio Black Ink (2020/2021). Em 2021, lançou com João Henrique Belo o quadrinho A MENOR DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOS É UMA FUGA e recebeu o prêmio da CCXP Awards 2022 de melhor roteirista por esse trabalho, sendo também finalista do prêmio Jabuti na categoria de Quadrinhos.
17h – Teatro I | Mesa 5 – Fazer Livros para Todas as Pessoas: Os Desafios do Mercado Editorial para a Oferta de Recursos de Acessibilidade, com Maria Carvalhosa (SP) e Juliana Daher (MG). Mediação: Cleide Fernandes (MG)
Sinopse: A legislação brasileira garante às pessoas com deficiência o direito à Educação e à Cultura, dentre muitos outros direitos. No entanto, a oferta de livros com recursos de acessibilidade, considerando distintas deficiências e suas demandas específicas, ainda é uma lacuna na produção editorial brasileira. Esta mesa se dedica a discutir o tema, trazendo profissionais e pesquisadores com atuações distintas na área para refletir sobre a questão.
19h – Teatro I | Mesa 6 – Bibliodiversidade, Lei Cortez e Políticas Públicas para o Livro e a Leitura, com Haroldo Ceravolo Sereza (SP) e José Castilho Marques Neto (SP). Mediação: Luiz Carlos Gonçalo Elói (MG)
Sinopse: A construção de políticas públicas em favor do leitor, do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas no Brasil ganhou força nos últimos anos, sobretudo em face dos reiterados esforços do “povo do livro”: editores, bibliotecários, livreiros, autores, professores e leitores comprometidos que, a despeito dos resultados das pesquisas na área, trabalham pelo direito à leitura como um direito humano e universal no país. A mesa tem como propósito discutir as iniciativas que concorram para a efetivação do acesso à leitura no país, considerando distintos sujeitos, grupos e cadeias envolvidos com o tema: criação, edição, produção e comercialização.
SERVIÇO
Data:14/05
Local: Centro Cultural Banco Do Brasil – CCBB Belo Horizonte - Teatro I.
Endereço: Praça da Liberdade, 450 - Funcionários, Belo Horizonte - MG
Duração: Conforme programação.
Horário: Conforme programação.
Classificação: Livre
A ticketWORK não se responsabiliza por compras efetuadas em canais não oficiais.
Evento organizado por
Centro Cultural Banco do Brasil - Belo Horizonte.
Endereço: Praça da Liberdade, 450 - Funcionários, Belo Horizonte - 30140-010.
Abrir no Google Maps..
Plataforma de venda ticketWORK
A ticketWORK é uma plataforma que facilita a venda de ingressos, inscrição para eventos, cobrança de contribuições para eventos e a gestão de participantes. Todos os eventos publicados na plataforma estão sob responsabilidade de seus organizadores, uma vez que a ticketWORK não produz tais eventos.