A- A+ Contraste
Acessibilidade

CINEMA - 19º FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO

07 nov - 2024 • 09h > 08 dez - 2024 • 20h CCBB SP - São Paulo, SP

Atenção:
 
- Os ingressos são liberados na sexta-feira da semana anterior de cada final de semana às 12h.
- Todos os visitantes devem possuir ingresso para acessar o cinema.
- Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas no interior das galerias do CCBB.
- Planeje sua visita com pequena quantidade de pertences.
- Van - ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há uma parada no Metrô República. 
- Funcionamento a partir das 12 horas.
- Clique aqui e leia atentamente as normas de visitação do CCBB, para a segurança de visitantes e colaboradores.
Sobre o evento:
Desde 2005, o “Festival de Cinema Italiano” no Brasil, promovido pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (ITALCAM) em parceria com a Embaixada da Itália, tem como objetivo celebrar e divulgar o cinema italiano. Em 2024, o festival retorna ao CCBB, trazendo uma seleção das mais importantes obras do cinema italiano contemporâneo, além dos clássicos que já são tradição na mostra. Este ano, o destaque fica por conta da retrospectiva “O humor do cinema italiano: de Totò a Roberto Benigni” e da seleção de filmes inéditos de 2023/24.  
 
Serviços:
07 de novembro até 08 de dezembro de 2024
Local: Cinema - 1º Andar
Classificação indicativa de acordo com o filme
Entrada gratuita, mediante a agendamento prévio, retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB.
 
Programação:
07/11 QUINTA
17h30 - L’ORO Dl NAPOLI (O OURO DE NÁPOLES)
Classificação: 16 anos | Duração: 2h18 min
 
08/11 SEXTA
19h - MORTO CHE PARLA (O HOMEM DA CAIXINHA)
Classificação: 16 anos | Duração: 1h 24 min
 
09/11 SÁBADO
13h - UN MONDO A PARTE (UM MUNDO À PARTE)
Classificação: Livre | Duração: 112 min
17h - ROMEO È GIULIETTA (ROMEU É JULIETA)
Classificação: 16 anos | Duração: 102 min
 
10/11 DOMINGO
15h - TOQUINHO: ENCONTROS E UM VIOLÃO
Classificação: Livre | Duração: 90 min
17h - L’ANIMA IN PACE (A ALMA EM PAZ)
Classificação: 16 anos | Duração: 88 min
 
14/11 QUINTA
17h - IL VIAGGIO DI CAPITAN FRACASSA (A VIAGEM DO CAPITÃO TORNADO)
Classificação: 16 anos | Duração: 2h 12 min
 
15/11 SEXTA
15h - THE PENITENT (O PENITENTE)
Classificação: 16 anos | Duração: 120 min
 
16/11 SÁBADO
13h30 - LO SCEICCO BIANCO (ABISMO DE UM SONHO)
Classificação: 16 anos | Duração: 1h 26 min
17h30 - NATA PER TE (NASCIDA PARA VOCÊ)
Classificação: 16 anos | Duração: 113 min
 
17/11 DOMINGO
14h – MIA
Classificação: 16 anos | Duração: 108 min
16h30 - E SE MIO PADRE (E SE O MEU PAI)
Classificação: 16 anos | Duração: 100 min
 
21/11 QUINTA
17h - DOVE VAI IN VACANZA? (ONDE PASSAREMOS AS FÉRIAS?)
Classificação: 16 anos | Duração: 2h40 min
 
22/11 SEXTA
18h30 - GUARDIE E LADRI (GUARDAS E LADRÕES)
Classificação: 16 anos | Duração: 1h 45 min
 
23/11 SÁBADO
13h - ERAVAMO BAMBINI (ÉRAMOS CRIANÇAS)
Classificação: 16 anos | Duração: 100 min
18h - CIAO BAMBINO (ADEUS, GAROTO)
Classificação: 16 anos | Duração: 109 min
 
24/11 DOMINGO
14h15 – CARACAS
Classificação: 16 anos | Duração: 109 min
16h30 - PALAZZINA LAF (LAF)
Classificação: 16 anos | Duração: 99 min
 
28/11 QUINTA
18h30 - NAPOLI MILIONARIA (NÁPOLES MILIONÁRIA)
Classificação: 16 anos | Duração: 1h 36 min
 
29/11 SEXTA
18h30 - TOTÒ A COLORI
Classificação: 16 anos | Duração: 1h 44 min
 
30/11 SÁBADO
17h30 - IO CAPITANO (EU, CAPITÃO)
Classificação: 16 anos | Duração: 121 min
 
01/12 DOMINGO
14h - PARE PARECCHIO PARIGI (PARECE BASTANTE PARIS)
Classificação: 16 anos | Duração: 90 min
16h - IL VIAGGIO DI CAPITAN FRACASSA (A VIAGEM DO CAPITÃO TORNADO)
Classificação: 16 anos | Duração: 2h 12 min
 
05/12 QUINTA
18h - MISERIA E NOBILTÀ (CONFUSÕES À ITALIANA)
Classificação: 16 anos | Duração: 1h 54 min
 
06/12 SEXTA
15h - IL COMUNE SENSO DEL PUDORE (O COMUM SENTIDO DO PUDOR)
Classificação: 16 anos | Duração: 2h13 min
18h - UN ALTRO FERRAGOSTO (MAIS UM VERÃO EM FAMÍLIA)
Classificação: 16 anos | Duração: 2h10 min
 
07/12 SÁBADO
14h 30 - .... ALTRIMENTI CI ARRABBIAMO! (A DUPLA EXPLOSIVA)
Classificação: 16 anos | Duração: 1h 32 min
17h - IL PICCOLO DIAVOLO (O PEQUENO DIABO)
Classificação: 16 anos | Duração: 1h 41 min
 
08/12 DOMINGO
14h30 - TOQUINHO: ENCONTROS E UM VIOLÃO
Classificação: Livre | Duração: 90 min
16h30 -.CIAO BAMBINO (ADEUS, GAROTO)
Classificação: 16 anos | Duração: 109 min
 
Sinopses:
FILMES INÉDITOS
TOQUINHO: ENCONTROS E UM VIOLÃO
Resistindo ao tempo e passando de geração em geração, as canções ocupam um lugar importante no coração das crianças e adultos no Brasil e no mundo.
Depoimentos de amigos e parceiros para celebrar os 56 anos de carreira de Antonio Pecci, conhecido artisticamente como “Toquinho”. Com raras imagens de arquivos de shows, entrevistas, vídeos na Itália e depoimentos de amigos, o documentário revivi momentos marcantes da carreira de Toquinho.As canções de Toquinho transitam por diferentes décadas e sua trajetória musical é um registro da história da música popular brasileira com reconhecimento nacional e internacional.
 
UN MONDO A PARTE (UM MUNDO À PARTE)
Michele Cortese (Antonio Albanese), um professor do ensino fundamental que, após 40 anos ensinando na caótica Roma, encontra a oportunidade de uma nova vida. Ele consegue uma transferência para o Instituto Cesidio Gentile, conhecido como
Jurico: uma escola com uma única turma mista de crianças entre 7 e 10 anos, localizada no coração do Parque Nacional de Abruzzo. Com a ajuda da vice-diretora Agnese (Virginia Raffaele) e das crianças, Michele supera suas dificuldades com o ambiente rural e se integra à comunidade. Quando tudo parece estar indo bem, surge a notícia de que a escola será fechada em junho devido à falta de matrículas. Inicia-se então uma corrida contra o tempo para evitar o fechamento da escola a qualquer custo.
 
ERAVAMO BAMBINI (ÉRAMOS CRIANÇAS)
Em uma vila na costa calabresa, um homem de trinta anos é preso por ameaçar um policial com uma faca. Durante seu interrogatório, as histórias de quatro amigos de infância, todos traumatizados por um evento sangrento que presenciaram
quando crianças, se entrelaçam. Um deles envia uma mensagem revelando sua intenção de voltar à vila para se vingar. Os amigos deixam suas vidas para encontrá-lo e impedir que cometa uma loucura. Ao chegarem, percebem que precisam confrontar o trauma que transformou suas vidas em um inferno. Éramos Crianças é uma história de amizade, vidas interrompidas e uma dolorosa contagem regressiva de vinte anos para uma vingança inevitável.
 
ROMEO È GIULIETTA (ROMEU É JULIETA)
O renomado diretor teatral Federico Landi Porrini (Sergio Castellitto) busca os atores perfeitos para sua produção de "Romeo e Giulietta". Vittoria (Pilar Fogliati), uma jovem atriz, é rejeitada devido a seu passado, mas com a ajuda de sua amiga maquiadora (Geppy Cucciari), ela assume uma identidade masculina como Otto Novembre e consegue o papel de Romeo. Interpretar um homem revela-se um desafio tanto no palco quanto fora dele, especialmente quando seu namorado (Domenico Diele) é escolhido como Mercúcio. A experiência leva Vittoria a descobrir muito sobre si mesma e sobre os outros.
 
CARACAS
Giordano Fonte (Toni Servillo) é um escritor napolitano que vagueia por uma Nápoles que envolve e aterroriza, mas ao mesmo tempo fascina, uma cidade que ele não reconhece mais após muitos anos. Acompanhado por Caracas (Marco D'Amore),
um homem da extrema direita prestes a se converter ao Islamismo, ambos buscam uma verdade existencial que parece inalcançável. Giordano narra o amor impossível entre Caracas e Yasmina (Lina Camelia Lumbroso), enquanto atravessam uma cidade onde todos lutam para não se perder e encontrar salvação. No meio do caos, tanto Caracas quanto Giordano sonham em despertar de um pesadelo para um dia cheio de luz. Baseado no romance "Napoli Ferrovia" de Ermanno Rea, este é o segundo filme do ator Marco D'Amore como diretor.
 
THE PENITENT (O PENITENTE)
 
Nova York. A carreira e a vida pessoal de um psiquiatra começam a desmoronar após ele se recusar a testemunhar a favor de um ex-paciente violento e instável, responsável pela morte de várias pessoas. A identidade LGBT do jovem paciente, a fé judaica do médico, a fome de notícias da imprensa e o julgamento severo da lei, agravados por um erro de impressão no editorial de um jornal, desencadeiam uma reação em cadeia explosiva. A perseguição midiática e a pressão do sistema judiciário se somam ao dilema moral do psiquiatra, que se apoia no juramento de Hipócrates para se defender das acusações, pressões e traições de todos os lados em busca da verdade. Quem é, afinal, o verdadeiro monstro? O rapaz? O médico? A imprensa? A justiça? Quem pode realmente ser considerado inocente?
 
NATA PER TE (NASCIDA PARA VOCÊ)
 
Nascida Para Você" é a história de Luca (Pierluigi Gigante) e Alba: um homem e uma menina que precisam desesperadamente um do outro, mesmo que o mundo ao seu redor ainda não esteja pronto para aceitá-los juntos. O tribunal de Nápoles está à procura de uma família para Alba, uma recém-nascida com síndrome de Down, abandonada no hospital. Luca, solteiro, homossexual e católico, sempre teve um forte desejo de paternidade e luta para obter a guarda de Alba. Quantas famílias & quot;tradicionais" devem recusar antes que Luca possa ser considerado? Pode uma menina rejeitada pelo mundo se tornar a recompensa de uma vida? O filme é baseado na história real de Luca Trapanese, que obteve uma grande visibilidade tanto nas mídais tradicionais como nas mídias sociais na Itália. O roteiro é coescrito por Furio Andreotti e Giulia Calenda, os mesmos coautores do roteiro do grande sucesso "Ainda Temos o Amanhã, de Paola Cortellesi.
MIA
A história de uma família simples e feliz é violentamente interrompida pela chegada de um rapaz manipulador, que transforma a vida de uma maravilhosa adolescente de quinze anos em um verdadeiro pesadelo. Quando a garota, com a ajuda do pai, consegue se afastar e recomeçar a viver, o rapaz decide destruí-la. Ao pai resta apenas uma coisa: a vingança.
 
PALAZZINA LAF (LAF)
 
Caterino (Michele Riondino), um operário simples e rude da Ilva de Taranto, na Puglia, é recrutado pelos executivos da empresa para espionar seus colegas e denunciar trabalhadores problemáticos. Na busca por motivos para suas denúncias,
ele acaba sendo transferido para o prédio LAF, onde descobre que o aparente paraíso é uma estratégia perversa para quebrar psicologicamente os trabalhadores, empurrando-os para a demissão ou rebaixamento. Sem saída, Caterino percebe que
também está preso nesse inferno.
 
E SE MIO PADRE (E SE O MEU PAI)
 
Em meados dos anos 80, Aida, uma menina de 12 anos, desconfia das misteriosas ausências do pai, Adriano, e de seu trabalho em uma empresa de importação e exportação. Quando conhece Daniel, um colega de classe interessado em fotografia, ela decide investigar o enigma envolvendo seu pai. Juntos, eles se tornam detetives amadores e descobrem uma teia complexa que conecta Adriano a eventos criminosos e políticos da Itália das décadas de 70 e 80. À medida que exploram
possíveis identidades de Adriano – desde um terrorista até um espião – a verdade sobre seu passado finalmente vem à tona, revelando segredos familiares e um passado turbulento. Primeiro filme dirigido por Sole Tonnini.
 
L'ANIMA IN PACE (A ALMA EM PAZ)
 
Dora, uma jovem de 25 anos com um caráter duro, trabalha como entregadora de compras e também como traficante de drogas para sustentar sua família desestruturada. Sua mãe, Lia, recém-saída da prisão, e seus irmãos gêmeos foram separados dela. Dora sonha em reconstruir sua vida e recuperar os irmãos. A chegada de Andrea, um jovem médico em formação, oferece a ela uma chance de redenção, mas o relacionamento sincero entre os dois é ameaçado quando Yuri, seu
fornecedor de drogas, descobre o romance.
 
PARE PARECCHIO PARIGI (PARECE BASTANTE PARIS)
 
Para realizar o desejo nunca concretizado de um pai muito doente (Nino Frassica), que sempre quis fazer uma viagem a Paris com os filhos (Leonardo Pieraccioni, Chiara Francini, Giulia Bevilacqua), três irmãos, que não se falam há cinco anos, embarcam em uma aventura inusitada. Sem poder afastar o pai da estrutura hospitalar, eles simulam uma viagem de Florença a Paris a bordo de um camper, que na verdade nunca sai de um haras. O que começa como uma farsa para agradar o pai
se transforma em uma jornada de reconciliação, cheia de momentos hilários e emocionantes, à medida que os irmãos tentam se reaproximar e resolver antigas mágoas. Afinal, com o motor da imaginação, milhares de quilômetros podem ser percorridos. E se não podemos ir a Paris, Paris pode vir até nós!
 
CIAO BAMBINO (ADEUS, GAROTO)
 
No final do verão de seus dezenove anos, Attilio, um jovem que vive em um bairro popular de Nápoles, recebe a missão de proteger uma jovem prostituta do Leste Europeu. Sem poder admitir abertamente, Attilio acaba se apaixonando por ela. No entanto, quando seu pai é libertado da prisão e precisa saldar uma dívida considerável, Attilio se vê diante de uma escolha difícil: o amor pela garota ou a lealdade ao pai. Sua liberdade e sua vida, até então estáveis, estão em jogo.
 
UN ALTRO FERRAGOSTO (MAIS UM VERÃO EM FAMÍLIA)
 
Quase trinta anos após o primeiro encontro, as famílias Molino e Mazzalupi retornam a Ventotene para novas férias de agosto, trazendo à tona antigas rivalidades e novos desafios. Sandro Molino, agora em seus últimos dias de vida, está perdido em
memórias e já não reconhece a ilha ou as pessoas ao seu redor. Sua esposa, Cecilia, continua a buscar atenção, enquanto as irmãs Mazzalupi, agora viúvas, enfrentam novos dilemas: Marisa se envolve com um suposto empresário que promete levá-la a Dubai, e Luciana está focada no casamento de sua filha, a influenciadora Sabbry, com Cesare, um jovem ambicioso. O reencontro dessas duas famílias, com seus diferentes estilos de vida e valores, transforma o Ferragosto em uma nova disputa, repleta de humor, nostalgia e confrontos, onde o passado e o presente se chocam de forma divertida e inesperada.
 
IO CAPITANO (EU, CAPITÃO)
 
O filme conta a jornada de aventura de dois jovens, Seydou e Moussa, que saem de Dakar para chegar à Europa. Uma Odisseia contemporânea através dos perigos do deserto, dos horrores dos centros de detenção na Líbia e dos perigos do mar.
 
Filmes Retrospectiva: “O humor do cinema italiano: de Totó à Roberto Benigni”
 
L'ORO Dl NAPOLI (O OURO DE NÁPOLES)
 
Nesta antologia de histórias ambientadas em Nápoles, maridos e esposas navegam pela fidelidade, traição, uma variedade de vícios e a grande guerra dos sexos.
Sophia Loren, aos 20 anos, interpreta a esposa calorosa do pizzaiolo local.
 
MISERIA E NOBILTÀ (CONFUSÕES À ITALIANA)
 
O filme é baseado na obra de Eduardo Scarpetta. A história segue Felice Sciosciammocca, um escrivão napolitano e seu amigo Pasquale, que são contratados pelo Marquês Eugenio para se passarem por nobres e impressionarem o pai de sua amada Gemma, uma bailarina de origem humilde. A situação se complica com mal- entendidos e identidades secretas, culminando em uma média de erros e confusões familiares.
 
GUARDIE E LADRI (GUARDAS E LADRÕES)
 
Um habilidoso trapaceiro é preso, mas consegue escapar e se esconder. O policial que o perseguia perderá o emprego se não conseguir recapturá-lo. A busca é longa, mas, no final, ele descobre a residência do fugitivo. No entanto, o policial se
apega à família, que não sabe de nada e, em acordo com o ladrão, decide não revelar a prisão, justificando a ausência com uma suposta viagem.
 
TOTÒ A COLORI
 
No primeiro filme italiano a ser rodado em cores, Totò interpreta um músico chamado Antonio Scannagatti, que tem grandes esperanças de vender sua composição, “Epopea italiana”, para Tiscordi, um dos mais importantes empresários italianos. Será que ele vai conseguir?
 
47 MORTO CHE PARLA (O HOMEM DA CAIXINHA)
 
A história se passa em uma pequena cidade próxima a Nápoles no início do século XX. O barão Antonio Peletti é um homem avarento e cruel que vive em uma casa luxuosa, mas gasta o mínimo necessário com as necessidades de seu filho e da futura nora.
 
NAPOLI MILIONARIA (NÁPOLES MILIONÁRIA)
 
Uma combinação de sátira sobre a guerra e comédia com a guerra como pano de fundo. A história retrata o cotidiano das pessoas comuns vivendo em uma rua lateral de Nápoles de 1940 a 1950 sob o domínio dos fascistas, dos nazistas e, depois, das forças de ocupação aliadas. Entre os cidadãos estão Gennaro Iovine (Eduard De Filippo), que tem um talento para se meter em encrenca de maneira inocente e, seu amigo Pasquale (Totò). Esse último é um limpador de trilhos que se torna um substituto profissional: um cadáver usado para ocultar contrabando; servindo pena de prisão para aqueles que não querem cumprir a pena; um substituto em um comício político quando a violência ameaça o palestrante agendado.
 
DOVE VAI IN VACANZA? (ONDE PASSAREMOS AS FÉRIAS?)
 
Três episódios conectados pelo tema comum das férias. As férias de Tognazzi (sketch de Bolognini) começam mal: a jovem amante o abandona, mas sua ex-esposa parece disposta a uma reaproximação, ainda que temporária. No entanto, uma série de circunstâncias impedem os dois de irem para a cama juntos. No segundo episódio, o organizador de um safari se envolve em um crime por causa de uma mulher sedutora.
A terceira história é a mais divertida: Sordi, um fruticultor romano de meia-idade, é convencido, junto com sua corpulenta esposa, a fazer umas “férias inteligentes organizadas pelos filhos esnobes”.
 
.... ALTRIMENTI CI ARRABBIAMO! (A DUPLA EXPLOSIVA)
 
Bem (Bud Spencer) e Kid (Terence Hill), rivais nos ralis, ganham juntos uma Dune Buggy. Para decidir quem fica com o carro, eles se desafiam em uma competição para ver quem come mais salsichas e bebe mais cervejas. O bar do parque de diversões onde ocorre a competição é destruído por uma gangue, e a Dune Buggy acaba pegando fogo. De rivais, os dois se transformam em aliados para obter justiça.
 
IL COMUNE SENSO DEL PUDORE (O COMUM SENTIDO DO PUDOR)
 
Quatro episódios sobre o tema central do pornô. Um operário leva sua esposa ao cinema após quatro anos e fica escandalizado com a proliferação de filmes eróticos. O diretor de uma revista “para homens” vai para a cadeia, convencido de ser um mártir na luta contra o obscurantismo. Uma diva do cinema se recusa a filmar uma
cena ousada, mas depois muda de ideia. A esposa de um magistrado (que está empenhado em uma cruzada contra a pornografia) se apaixona pela leitura das revistas apreendidas pelo marido.
 
LO SCEICCO BIANCO (ABISMO DE UM SONHO)
 
Um casal de recém-casados, Ivan e Wanda, chega a Roma em lua de mel, vindo do interior. Ele quer causar uma boa impressão nos parentes romanos, que têm conexões até no Vaticano, enquanto ela deseja encontrar o intérprete de seu foto romance favorito, “O Sheik Branco”. Ao deixar o hotel para tentar entregar-lhe um
retrato, ela acaba descobrindo a mediocridade dele, enquanto o marido se esforça para esconder dos parentes o desaparecimento dela.
 
IL VIAGGIO DI CAPITAN FRACASSA (A VIAGEM DO CAPITÃO TORNADO)
 
A caminho de Paris, um grupo se perde durante uma tempestade e busca refúgio em um castelo pertencente a nobre decadente, que deseja participar da jornada do grupo até a França.
 
IL PICCOLO DIAVOLO (O PEQUENO DIABO)
 
Roberto Benigni é o diabo em pessoa. Com 400 anos de idade, ele está cansado de sua monótona vida no inferno. Na busca de novos “ares”, o pequeno e ingênuo diabo resolve encarnar-se em uma mulher gorda chamada Giuditta. Para ajudá-la, o padre provinciano Maurice (Walter Matthau) é chamado e realiza o exorcismo. Mas o maligo ser está relutante em retornar para “casa” e por isso, resolve esconder-se na igreja, decidido a atormentar a vida do pobre padre. Passando-se por seu sobrinho, este ser atrapalhado e falador passa a armar as maiores confusões, já que não conhece as malícias e os costumes do mundo dos homens.

Evento organizado por:

Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo.
Endereço: R. Álvares Penteado, 112 - 
Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP - 01012-000.
Abrir no Google Maps.
 
Plataforma de venda ticketWORK
A ticketWORK é uma plataforma que facilita a venda de ingressos, inscrição para eventos, cobrança de contribuições para eventos e a gestão de participantes. Todos os eventos publicados na plataforma estão sob responsabilidade de seus organizadores, uma vez que a ticketWORK não produz tais eventos.
A ticketWORK não se responsabiliza por compras efetuadas em canais não oficiais.