CINEMA - CINEMATECA DO MAM NO CCBB
01 jun - 2025 • 11h > 30 jun - 2025 • 17h CCBB RJ - Rio de Janeiro, RJ
Evento Gratuito
Ingressos disponíveis às 9h do dia da sessão, na bilheteria física e site.
SOBRE O EVENTO
O CINEMA DA SOLITUDE
Para fechar a série “O cinema da solitude”, iniciada em maio, a parceria entre a Cinemateca do MAM e o CCBB traz filmes que passeiam por diferentes continentes. Completam a programação do mês as mostras “A Última Nouvelle Vague: o cinema romeno dos anos 2000”, “Variações”, que aborda o processo de recriação cinematográfica, “Sr. Comédia”, homenagem a Jacques Tati, um dos mestres do gênero, e “Do musical à música”, que coloca em primeiro plano essa que é uma das artes mais intimamente ligadas à realização cinematográfica.
O programa de junho traz também a mostra “Objetos-sonho”, com filmes que conversam diretamente com a série Objeto Sonho, produzida pela artista visual e cineasta carioca Isabella Raposo. A partir de 11 de junho, quatro das obras interativas de Isabella estarão à disposição do público do CCBB no foyer do cinema II.
Curadoria: Hernani Heffner
PROGRAMAÇÃO
16/06 - 18h (Cinema II
Objetos-Sonho: Mídia mágica V - O tambor maravilhoso (Media magica: Wundertrommel), de Werner Nekes. Alemanha, 1995. Documentário para televisão. Narração Werner Nekes. Classificação indicativa Livre.
Outros predecessores essenciais do filme foram os dispositivos que criavam a ilusão de movimento aproveitando a persistência da visão e o efeito estroboscópico, como o taumatrópio, o fenakistoscópio ou roda da vida, o zoetrópio ou tambor mágico e o praxinoscópio e, mais tarde, os flip-books mais sofisticados, como o kinora e o mutoscópio.
18/06 - 18h (Cinema II)
A última Nouvelle Vague: A morte do Sr. Lazarescu (Moartea domnului Lazarescu). de Cristi Puiu. Romênia, 2005. Com Doru Ana, Monica Barladeanu e Alina Berzunteanu. Classificação indicativa 16 anos.
Sr. Lazarescu chama uma ambulância após sofrer com dores de cabeça e de estômago. Inicia-se então uma viagem através da cidade, entre um hospital e outro, em busca de tratamento médico.
19/06 - 18h (Cinema II)
A última Nouvelle Vague: Casamento silencioso (Nunta Muta), de Horatio Maleale. Romênia/Luxemburgo/França, 2008. Com Meda Andreea Victor, Alexandru Potocean e Valentin Teodosiu.Classificação indicativa 14 anos.
Em uma pequena aldeia isolada, em 1953, um casamento é interrompido pelas notícias sobre a morte de Josef Stalin.
20/06 - 18h (Cinema II)
A última Nouvelle Vague: Filantrópica (Filantropica), de Nae Caranfil. Romênia/França, 2002. Com Mircea Diaconu, Gheorghe Dinica e Mara Nicolescu. Classificação indicativa 14 anos.
Ovidiu, um professor de ensino médio encontra uma maneira inesperada de ganhar dinheiro fácil.
21/06 - 11h (Cinema II)
A última Nouvelle Vague: Ingredientes e massa (Marfa si banii), de Cristi Puiu. Romênia, 2001. Com Alexandru Papadopol, Dragos Bucur e Ioana Flora.Classificação indicativa 14 anos.
Um novato concorda em entregar uma mercadoria comprometida em troca de dinheiro.
21/06 - 14h (Cinema II)
A última Nouvelle Vague: Capitalismo - Nossa fórmula melhorada (Kapitalism – Reţeta noastră secretă), de Alexandru Solomon. Romênia/França/Bélgica, 2010. Com George Becali, George Copos e Dan Diaconescu. Classificação indicativa 14 anos.
Um retorno imaginário do ditador Ceausescu após 20 anos de capitalismo na Romênia, onde ele encontra uma nova sociedade, mas também velhos hábitos nos empresários do país.
21/06 - 16h (Cinema II)
A última Nouvelle Vague: Autobiografia de Nicolai Ceausescu (Autobiografia lui Nicolae Ceausescu), de Andrei Ujică. Romênia/Alemanha, 2010. Documentário. Classificação indicativa 14 anos.
O filme explora a imagem do ditador romeno Nicolae Ceausescu usando registros oficiais desconhecidos da Televisão Nacional Romena e da Cinemateca Romena.
22/06 - 11h (Cinema II)
A última Nouvelle Vague: Tango-Asfalto (Asfalt Tango), de Nae Caranfil. França/Romênia, 1996. Com Charlotte Rampling, Mircea Diaconu e Florin Calinescu. Classificação indicativa 10 anos.
Um marido desesperado persegue um ônibus cheio de belas mulheres com destino a Paris, França.
22/06 - 14h (Cinema II)
A última Nouvelle Vague: A leste de Bucareste (A fost sau n-a fost?), de Corneliu Porumboiu. Romênia, 2006. Com Mircea Andreescu, Teodor Corban e Ion Sapdaru. Classificação indicativa 14 anos.
Um apresentador de talk show local convoca um professor alcoólatra e um aposentado conhecido por brincar de Papai Noel para decidir se houve uma revolução na cidade de Vaslui.
22/06 - 16h (Cinema II)
A última Nouvelle Vague: Além das Montanhas (După dealuri), de Cristian Mungiu. Romênia, 2012. Com Cosmina Stratan, Cristina Flutur e Valeriu Andriuta.Classificação indicativa 16 anos.
A amizade entre duas jovens que cresceram no mesmo orfanato: uma delas encontrou refúgio em um convento na Romênia e se recusa a ir embora com sua amiga, que agora mora na Alemanha.
23/06 - 18h (Cinema II)
Objetos-Sonho: Cantando na chuva (Singin’ in the rain), de Stanley Donen e Gene Kelly. EUA, 1952. Com Gene Kelly, Debbie Reynolds e Donald O’Connor. Classificação indicativa Livre.
Uma produtora de cinema mudo e seu elenco enfrentam uma transição difícil para o cinema falado.
25/06 - 14h (Cinema I)
Do Musical à Música: Amor, sublime amor (West side story), de Steven Spielberg. EUA/Canadá/Reino Unido, 2021. Com Ansel Elgort, Rachel Zegler e Ariana DeBose. Classificação indicativa 14 anos.
Quando os jovens Tony e Maria se apaixonam na cidade de Nova York em 1957, seu romance ajuda a alimentar a rivalidade entre os Jets e os Sharks, duas gangues rivais que disputam o controle das ruas.
25/06 - 17h (Cinema II)
Variações: China Gate, de Rajkumar Santoshi. Índia, 1998. Com Om Puri, Amrish Puri e Naseeruddin Shah. Classificação indicativa 14 anos.
10 velhos militares exilados decidem libertar uma aldeia de um bandido cruel.
25/06 - 17h (Cinema I)
Do Musical à Música: Loucos pela fama (The Commitments), de Alan Parker. Irlanda/Reino Unido/EUA, 1991. Com Robert Arkins, Michael Aherne e Angeline Ball. Classificação indicativa 16 anos.
O desempregado Jimmy Rabbitte forma uma banda de soul music na cidade de Dublin, The Commitments. Baseado no romance de Roddy Doyle.
26/06 - 14h (Cinema I)
Do Musical à Música: Carmen na África ( U-Carmen eKhayelitsha), de Mark Dornford-May. África do Sul, 2005. Com Pauline Malefane, Andile Tshoni e Lungelwa Blou. Classificação indicativa 16 anos.
Versão da ópera de Georges Bizet, ambientada em uma cidade sul-africana moderna. A operária de uma fábrica de cigarros fere uma colega de trabalho durante uma briga e usa promessas de um encontro futuro para convencer o sargento da polícia a deixá-la livre.
26/06 - 17h (Cinema I)
Do Musical à Música: Cyrano, de Joe Wright. EUA, 2021. Com Peter Dinklage, Haley Bennett e Keklvin Harrison Jr. Classificação indicativa 14 anos.
Demasiado auto-consciente para cortejar a bela Roxanne, o poeta Cyrano de Bergerac ajuda o jovem Christian a conquistar seu coração através de cartas de amor.
26/06 - 18h (Cinema II)
Variações: Mercenários das galáxias (Battle beyond the stars), de Jimmy T. Murakami e Roger Corman. EUA, 1980. Com George Peppard, Robert Vaughn e Richard Thomas. Classificação indicativa 10 anos.
Um jovem agricultor pretende recrutar mercenários para defender seu planeta pacífico, ameaçado de invasão pelo tirano Sador e seu exército de agressores.
27/06 - 13h (Cinema II)
Sessão Especial: Garota infernal (Jennifer's body), de Karyn Kusama. EUA, 2009. Com Megan Fox, Amanda Seyfried e Adam Brody. Classificação indicativa 16 anos.
Sessão seguida de aula de encerramento do curso de pós-graduação "Cartografias do Excesso no Audiovisual: gêneros de corpo", ministrada pelos profs. Mariana Baltar (UFF), Diego Paleólogo (UERJ) e Vinicius Ribeiro (UFRJ).
Uma líder de torcida recém-possuída do ensino médio se torna um súcubo que se especializa em matar seus colegas de classe.
27/06 - 14h (Cinema I)
Do Musical à Música: Talvez seja amor (如果·愛 / Ru guo · Ai), de Peter Ho-Sun Chan. China/Malásia/Hong Kong, 2005. Com Takeshi Kaneshiro, Xun Zhou e Jacky Cheung. Classificação indicativa 14 anos.
Um triângulo amoroso se desenvolve durante a produção de um musical na China continental.
27/06 - 17h (Cinema I)
Do Musical à Música: Gargantas do rock (Urlatori alla sbarra), de Lucio Fulci. Itália, 1960. Com Joe Sentieri, Elke Sommer, Mina e Chet Baker.
As aventuras de um grupo de amigos amantes do rock and roll, cujos hábitos loucos e divertidos inspiram brincadeiras de alguns cidadãos de Roma e reclamações amargas de outros.
27/06 - 17h (Cinema II)
Variações: Os sete samurais (Shichinin no samurai), de Akira Kurosawa. Japão, 1954. Com Takashi Shimura, Keiko Tsushima e Toshirô Mifune. Classificação indicativa Livre.
Uma aldeia pobre sob a ameaça de bandidos recruta sete samurais para ajudá-los a se defenderem.
27/06 - 18h (Cinema I)
Do Musical à Música: Danzón, de María Novaro. México, 1991. Com María Rojo, Carmen Salinas e Tito Vasconcelos. Classificação indicativa 14 anos.
Julia (Rojo) é uma operadora de telefonia na Cidade do México que divide seu tempo entre o trabalho, a filha e o danzon: uma dança cubana muito popular no México e na América Central.
SERVIÇO
Data: 01 a 30/06/2025
Local: Conforme programação
Endereço: R. Primeiro de Março, 66 - Centro – Rio de Janeiro - RJ.
Horário: Conforme programação
Classificação etária: Conforme programação
O ticketWORK não se responsabiliza por compras efetuadas em canais não oficiais.
Evento organizado por
Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro.
Endereço: R. Primeiro de Março, 66 - Centro, Rio de Janeiro - RJ - 20010-000.
Plataforma de venda ticketWORK