CINEMA - CINEMATECA DO MAM NO CCBB

01 jun - 2025 • 11h > 31 ago - 2025 • 20h CCBB RJ - Rio de Janeiro, RJ

Evento Gratuito 

 

        Ingressos disponíveis às 9h do dia da sessão, na bilheteria física e site.

SOBRE O EVENTO

A programação do mês da Cinemateca traz ao CCBB a mostra CASULO AO MAR, do cineasta, pesquisador e crítico Marcelo Ikeda, que já produziu mais de 50 obras audiovisuais, entre curtas, videocartas e longas. A retrospectiva, curada pelo próprio realizador, reavalia a sua trajetória ao longo dos últimos 25 anos. A mostra será complementada pelo curso “Processos de criação”, ministrado pelo diretor.  

Agosto conta também com a mostra “Realismos radicais”, que apresenta o percurso das narrativas realistas na história do cinema, passando por obras tão diversas como “É tudo verdade” (1993), filme inacabado de Orson Welles, “Ladrões de bicicletas” (1948), de Vittorio De Sica, “A batalha de Argel” (1966), de Gillo Pontecorvo, e “Não matarás” (1988), de Krzystof Kieslowski, entre outros 

Curadoria: Marcelo Ikeda e Hernani Heffner

CINEMA II

SEG 4 AGO, 17h
Realismos: A porta aberta (الباب المفتوح/El-Bab el-Maftuh), de Henry Barakat. Egito, 1963. Com Faten Hamama, Hassan Youssef e Shouweikar. 104’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 12 anos.

Laila participa de protestos estudantis reivindicando a autonomia das mulheres em seus diferentes papéis e vidas, se confrontando com o pai à moda antiga e a obrigação de casar.

 

QUA 6 AGO, 17h
Realismos:  A grande cidade (মহানগর/Mahanagar), de Satyajit Ray. Índia, 1963. Com Anil Chatterjee, Madhavi Mukherjee e Jaya Bachchan. 136’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 anos.

A vida em casa muda quando uma dona de casa de uma família conservadora de classe média de Calcutá consegue um emprego como vendedora.

 

QUI 7 AGO, 17h
Realismos: A Batalha de Argel (La battaglia di Algeri), de Gillo Pontecorvo. Itália/Argélia, 1966. Com Brahim Hadjadj, Jean Martin e Yacef Saadi. 121’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 anos.

Nos anos 1950, o medo e a violência aumentam à medida que o povo da Argélia luta pela independência do governo francês.

 

SEX 8 AGO, 17h
Realismos: A margem, de Ozualdo Candeias. Brasil, 1967. Com Mario Benvenutti, Valéria Vidal e Bentinho. 96’. Exibição em MP4. Classificação indicativa 12 anos.

Trágicas histórias desenrolam-se entre dois casais, que perambulam entre as margens do rio Tietê e o centro de São Paulo. 

 

SAB 9 AGO, 14h
Realismos: Vida em família (Family life), de Kenneth Loach. Reino Unido, 1971. Com Sandy Ratcliff, Bill Dean e Grace Cave. 89’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 16 anos.

Uma família é destruída pelo aborto forçado da filha. Ao se rebelar contra a família e suas normas tradicionais, autoritárias e típicas da época, ela é hospitalizada e maltratada.

SAB 9 AGO, 17h
Realismos: Barry Lyndon, de Stanley Kubrick. Reino Unido/EUA, 1975. Com Ryan O’Neill, Marisa Berenson e Patrick Magee. 181’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 anos. 

Um irlandês conquista o coração de uma viúva rica e assume a posição aristocrática do falecido marido na Inglaterra do século XVIII.

 

DOM 10 AGO, 14h
Realismos: Carta camponesa (Kaddu beykat), de Safi Faye. Senegal, 1975. Com Assane Faye, Maguette Gueye e Safi Faye. 95’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 anos.

Ngor é um jovem camponês que deseja se casar com Columba. A seca contínua no vilarejo afetou a safra de amendoim e, como resultado, Ngor não tem como oferecer o dote em dinheiro.

DOM 10 AGO, 17h
Realismos: Crônica dos anos de fogo (Ahdat Sanawovach El-Djamr), de Mohammed Lakhdar-Hamina. Argélia, 1975. Com Yorgo Voyagis, Larbi Zekkal e Cheikh Nourredine. 177’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 16 anos.

A evolução histórica do movimento nacional de libertação da Argélia, contra a colonização francesa iniciada em 1830.

 

SEG 11 AGO, 17h
Realismos: Não matarás (Krótki film o zabijaniu), de Krzystof Kieslowski. Polônia, 1988. Com Miroslaw Baka, Krzysztof Globisz e Jan Tesarz. 86’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 16 anos.

Um jovem desempregado mata um motorista de táxi e um advogado recém formado é designado para defendê-lo.

 

QUA 13 AGO, 16h30
Casulo ao mar - Cartas 1: Carta ao Ceará #2. Brasil, 2009. 12’. +  Carta ao Ceará #3. Brasil, 2009. 10’. + Carta ao Ceará #4. Brasil, 2009. 4’. + Carta ao Ceará #5. Brasil, 2009. 3’. Carta ao Ceará #06. Brasil, 2009. 10’. Videocarta. Com Marcelo Ikeda. + Carta do Ceará #01. Brasil, 2011. 8’. Videocarta. + Carta do Ceará #2. Brasil, 2013. 3’. Videocarta. Com Coletivo Alumbramento. Exibição em MP4. Classificação indicativa 12 anos.

Naquela fria noite em minha casa. Me lembrei de alguns de vocês. Estava só e me aqueci com uma canção, enquanto dormia. (Carta ao Ceará #2) 

Quando estive em Muniz Freire, me lembrei de alguns de vocês. Dois caminhos. Entre o campo e a cidade. Entre os passos e as roldanas. (Carta ao Ceará #3)

Quando estive em Parati, me lembrei de alguns de vocês. Entre os cachorros e os pombos, um olhar. Filmar é escolher. Deixar de fora. Como a vida. (Carta ao Ceará #4)

Quando estive em Parati, me lembrei de alguns de vocês. E do Five do Kiarostami. (Carta ao Ceará #5)

Na Taíba, me lembrei de vocês. Somos pequenos diante do mundo, mas somos. Vivemos nas bordas do quadro. (Carta ao Ceará #06)

Quando saí de lá, me lembrei de vocês e deixei uma janela aberta. Uma despedida do Dona Bela, minha primeira casa em Fortaleza (Carta do Ceará #1)

Um grupo de amigos tocam. Enquanto isso, vivem. E eu os observo. (Carta do Ceará #2)

QUA 13 AGO, 18h
Casulo ao mar - Curtas 1 / Narrativas ficcionais e políticas: O posto, de Marcelo Ikeda. Brasil, 2005. Com Rodrigo Oliveira, Bruno Ferrari e Filipe Cangussú. 15´. + O homem que virou armário, de Marcelo Ikeda. Brasil, 2015. Com Andréia Pires, Rômulo Braga e Karla Karenina. 22´. + Um assunto meio delicado, de Marcelo Ikeda. Brasil, 2016. Com Evan Teixeira, Dyego Stefann e Marcelo Ikeda. 18´. + Impávido colosso, de Fábio Rogério e Marcelo Ikeda. Brasil, 2018. Filme de arquivo. 15´. +  O brado retumbante, de Fábio Rogério e Marcelo Ikeda. Brasil, 2016. Filme de arquivo. 25´. Exibição em MP4. Classificação indicativa 16 anos.

Num local completamente deserto, um guarda vigia uma enorme caixa de madeira cujo conteúdo não pode ser revelado. Com a chegada de um misterioso viajante, o guarda passa a questionar qual o sentido de sua missão. (O posto)

Obcecado pelas tarefas rotineiras e mecânicas de seu ambiente de trabalho, um funcionário acaba se transformando em um dos armários da repartição. Uma colega de trabalho, que sempre foi apaixonada por ele, tenta bolar uma estratégia para trazê-lo de volta à sua condição humana. (O homem que virou armário)

Evan precisa falar de um assunto meio delicado com sua mãe, com seus professores, com seu amigo Gustavo, mas nunca consegue se expressar muito bem. Ele tenta fazer um filme, mas fracassa. (Um assunto meio delicado)

A partir de uma montagem da propaganda política obrigatória para a eleição presidencial de 1989, o filme apresenta um debate da política no país por meio de uma reflexão sobre os discursos dos principais candidatos e sua atualidade nos rumos políticos do Brasil hoje. (Impávido Colosso)

A partir de uma montagem da propaganda política obrigatória para a eleição presidencial de 2014, o filme apresenta um debate dos rumos políticos do país através de uma reflexão sobre os discursos dos principais candidatos e sobre o papel da imagem na construção desses discursos. (O brado retumbante)

 

QUI 14 AGO, 14h
CURSO Processos de criação. Com Marcelo Ikeda. Aula 1.

QUI 14 AGO, 16h30
Casulo ao mar - Cartas 2 (Cartas do Ceará 2016 + Cartas Avulsas): Carta do Ceará 2016 #01. 4´. Carta do Ceará 2016 #02. 5´. Carta do Ceará 2016 #03. 3´. Carta do Ceará 2016 #04. 4´. Carta do Ceará 2016 #05. 8´. Videocartas realizadas por Marcelo Ikeda. Brasil, 2016. + Tuca no parque (Carta para Dellani Lima), Brasil, 2013. 8´. + Fortaleza é um ovo (Carta para Sara Síntique). Brasil, 2014. 3´. + Valpo (ou paisagem como rosto) (Carta para Diego Hoefel). Brasil, 2013. 10´. + Nascer e florescer (Carta para Beth Miranda e Vânia Catani). Brasil, 2011.  3´. Videocartas de Marcelo Ikeda. Exibição em MP4. Classificação indicativa 16 anos.

Um final de semana com o Coletivo CUAL em Salvador, comemorando meu “aniversário”. Sorria, por favor. (Carta #1)

Uma festa noturna em Olinda, com alunos e professores do curso de cinema da UFPE. Se beber, não jogue sinuca. (Carta #2)

Fim de noite, início de dia, no encerramento da Mostra de Cinema de Gostoso, em São Miguel do Gostoso (RN). Juntos somos mais fortes. (Carta #3)

Uma palestra e um bar, com Yuri Firmeza, entre a arte e a vida. Um encontro entre professores e alunos em Fortaleza. Uma despedida. (Carta #4)

Três momentos no trabalho e na vida de Wanderson Lima, em Teresina (PI). No esporte, diferentemente da vida, é preciso haver um vencedor. E a decisão é por pênaltis. (Carta #5)

Visita ao Inhotim com Ana Moravi e Dellani Lima. Criação, vida, arte, brincadeira, jogo. (Tuca no parque)

Performance de Sara Síntique, realizada no Passeio Público, em Fortaleza. (Fortaleza é um ovo)

Diego Hoefel defendeu sua dissertação de mestrado sobre o rosto como paisagem. Ao visitar Valparaíso, ofereci um contraponto: “a paisagem como rosto”. (Valpo)

“A nossa vida é nascer e florescer / Para mais tarde, morrer!” Manacéa. (Nascer e florescer)

QUI 14 AGO, 18h
Casulo ao mar - Curtas 2 / Íntima solidão: Alvorecer. Brasil, 2002. Experimental.  Com a voz de Marcelo Ikeda. 8´. + É hoje. Brasil, 2006. Filme-ensaio. 4´. + Um filme abstrato parte III (eu te amo). Brasil,  2006. Experimental. Com Marcelo Ikeda. 9´. + Diário de uma prostituta. Brasil, 2008. Com a voz de Marcelo Ikeda. 11´. + Isabella. Brasil, 2008. Com a voz de Marcelo Ikeda. 6´. + Carta de um jovem suicida. Brasil, 2008. Com Cristina Aché e Franco Almada. 25´. + Abismo. Brasil, 2005. Com Marcelo Ikeda. 20´. Todos os filmes dirigidos por Marcelo Ikeda. Exibição em MP4. Classificação indicativa 16 anos.


Um musical desafinado. Um estudo sobre a solidão, a intimidade e o distanciamento do olhar. (Alvorecer)

A partir de fotografias e imagens capturadas por uma câmara de celular, um outro olhar sobre os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. (É hoje)

Eu te amo. Eu preciso te amar. (Filme abstrato III: eu te amo)

A rotina do trabalho, a despedida da família e os sonhos de uma mulher. (Diário de uma prostituta)

Um pai acusado da morte da própria filha faz uma declaração incondicional de amor. Baseado na carta pública escrita por Alexandre Nardoni em sua prisão preventiva. (Isabella)

Uma mãe chega ao apartamento de seu filho e encontra uma carta de suicídio endereçada a ela. Ela precisa enfrentar as consequências dessa carta em sua vida. (Carta de um jovem suicida)

Um homem se coloca em frente ao espelho de seu banheiro e experimenta sensações e sintomas em torno de seu próprio corpo. (Abismo)

 

SEX 15 AGO, 14h
CURSO Processos de criação. Com Marcelo Ikeda. Aula 2.

SEX 15 AGO, 16h15
Casulo ao mar - Curtas 3 / A rotina da criação: Cinediário, de Marcelo Ikeda. Brasil, 2004. Com Felipe Nepomuceno. 22´. + Auto-Retrato do artista durante a gestação, de Marcelo Ikeda. Brasil, 2005. Com Marcelo Ikeda. 16´. + Sabi, de Dellani Lima e Marcelo Ikeda. Brasil, 2011. Documentário. Com Alexandre Veras, Danilo Carvalho, Ivo Lopes Araújo, Irmãos Pretti e Thais Campos. 16´. + Natal, de Marcelo Ikeda. Brasil, 2005. Narração Marcelo Ikeda. Com a família Ikeda. 15´. + Tesouro do samba, de Marcelo Ikeda. Brasil, 2004. Documentário. Com Cadu. 20´. Exibição em MP4. Classificação indicativa 12 anos.

A rotina do trabalho de um artista que grava a mesma cena da janela de sua casa, no mesmo horário, durante uma semana. (Cinediário)

Os dilemas interiores do artista por meio de um deboche autoirônico, ao mesmo tempo em um ritual de purificação. (Auto-retrato)

O cotidiano dos artistas do Coletivo Alumbramento, por meio de uma relação íntima entre um modo de viver e de criar. (Sabi)

O natal da própria família do realizador em uma simulação paródica de um filme infantil da fase silenciosa. (Natal)

A rotina do compositor Cadu no dia da grande final da escolha do samba-enredo da Mangueira para o Carnaval de 2014. (Tesouro do samba)

18h
Casulo ao mar - Longas 4: Entre mim e eles, de Marcelo Ikeda. Brasil, 2013. Filme-ensaio. 80´. Exibição em MP4. Classificação indicativa Livre.

Quatro amigos se reúnem para fazer um filme. Filme-carta, filme-diário, filme-de-arquivo, filme-de-garagem sobre o processo de filmagem de Os monstros (2011), de Guto Parente, Luiz e Ricardo Pretti e Pedro Diógenes.

 

SAB 16 AGO, 14h
CURSO Processos de criação. Com Marcelo Ikeda. Aula 3.

SAB 16 AGO, 16h30
Casulo ao mar - Curtas 4 / Experiências 1: Depois da noite. Brasil, 1999. Silencioso. Com Victor Gil. 19´. + Casulo. Brasil, 2000. Com Marcelo Ikeda. 8´. + Na lata. Brasil, 2000. Experimental. 1´. + Entremeio. Brasil, 2002. Experimental. 12´. + Um filme abstrato – parte I. Brasil, 2005. Experimental. Silencioso. 10´. Todos os curtas dirigidos por Marcelo Ikeda. Exibição em MP4. Classificação indicativa 10 anos.

A total ausência de som e os longos planos-sequência revelam as angústias interiores de um menino, entre a rotina da casa e os delírios do mundo externo. (Depois da noite)

Um homem imerso em seu casulo desarrumado tenta sair mas não consegue. Qual é a saída? (Casulo)

O ponto de vista de um objeto descartável: uma lata de cerveja. (Na lata)

Através de uma estética materialista, um olhar sobre os objetos da casa, o dia e a noite, a intimidade e o distanciamento. (Entremeio)

O universo do autor sob quatro perspectivas: a casa, o mundo, as coisas, eu. (Filme Abstrato parte I)

SAB 16 AGO, 18h
Cine Casulo - Longas 3: Êxodo, de Marcelo Ikeda. Brasil, 2008. 95´. Exibição em MP4. Classificação indicativa Livre.

(Anti)diário de viagem para a ilha de Florianópolis. O tempo, os lugares físicos e a distância de si. Um filme estrangeiro. “Il et son féminin Île” (Ele e seu feminino ilha) – Edmond Jabès.

 

DOM 17 AGO, 16h30
Casulo ao mar - Curtas 5 / Experiências 2: Spencer, ontem, hoje e sempre. Brasil, 2003. Documentário. Com Fernando Spencer. 10´. + Domingo no parque. Brasil, 2008. Documentário experimental. 12´. + Canção de amor. Brasil, 2004. Silencioso. Com Marcelo Ikeda. 11´. + Rio. Brasil, 2001. Documentário experimental. 6´. + a woman. an airport. an escalator. Brasil, 2007. Experimental. 4´. + a bag in the wind. Brasil, 2005. Experimental. 2´. + Um filme abstrato – parte II. Brasil, 2005. Experimental. 8´. Todos os curtas dirigidos por Marcelo Ikeda. Exibição em MP4. Classificação indicativa Livre.

Alguns momentos cotidianos do cineasta e historiador pernambucano Fernando Spencer. (Spencer)

Um domingo no Parque Barigui em Curitiba. (Domingo no parque)

Uma declaração de amor possível. Uma canção sem som. Um filme sobre o desajeitamento, sobre a crise de expressão e a impossibilidade da linguagem. Um filme sobre a dor. (Canção de amor)

Cenas de um dia entre a manhã e a noite na cidade do Rio de Janeiro. (Rio)

Um plano-sequência de uma escada rolante. Tempo, matéria, espírito. (A woman. An airport. An escalator.)

Um plano-sequência de uma sacola ao vento. Tempo, matéria, espírito. (A bag in the wind)

Sinfonia rítmica de cores e timbres sonoros. (Filme abstrato parte II)

 

DOM 17 AGO, 18h
Casulo ao mar - Longas 2: Desertum, de Marcelo Ikeda. Brasil, 2006. Filme de viagem. 81´. Exibição em MP4. Classificação indicativa Livre.

(Anti)diário de viagem para Buenos Aires. Estar lá é não estar aqui, é não estar em lugar algum. O tempo, os locais físicos e a distância. O estrangeiro é um ausente de si mesmo. O autor é o estrangeiro dos estrangeiros. “Estou à procura de um homem que não conheço, que nunca foi tão eu mesmo quanto desde que comecei a procurá-lo.” Edmond Jabès. 

 

SERVIÇO

Data: 01 a 31/08
Local: Cinema II
Endereço: R. Primeiro de Março, 66 - Centro – Rio de Janeiro - RJ.
Horário: Conforme programação
Classificação etária: Conforme programação

 

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Evento organizado por
Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro.
Endereço: R. Primeiro de Março, 66 - Centro, Rio de Janeiro - RJ - 20010-000.

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