CINEMA - CINEMATECA DO MAM NO CCBB
07 jan - 2026 • 17h > 31 jan - 2026 • 20h CCBB RJ - Rio de Janeiro, RJ
Evento Gratuito
Ingressos disponíveis às 9h do dia da sessão, na bilheteria física e site.
SOBRE O EVENTO
O CCBB e a Cinemateca do MAM dão o pontapé inicial de 2026 com a mostra “Sente, assista e questione!”. A programação explora o Movimento Contracultural, fenômeno complexo que marcou os anos 1960 e 70 com reflexões sobre política, sociedade, religião, filosofia, amor livre, sexo, drogas e música. Clássicos como Easy Rider e Zabriskie Point revelam os custos da liberdade, enquanto Don’t Look Back traz a visão britânica do movimento. A seleção aborda temas como Guerra do Vietnã, psicodelia e conflitos geracionais, incluindo influências no Brasil com obras como Uma noite em 67. Há espaço para a poesia marginal com Torquato Neto e Ana Cristina César, além do universo hippie em Filhos de João e Geração Bendita. A cultura LGBTQIA+ aparece em SP em Hi-Fi, e os festivais ganham destaque com Woodstock e seu reflexo nacional em O Barato de Iacanga. Filmes como Magical Mystery Tour e The Holy Mountain exploram viagens lisérgicas e arte psicodélica. A mostra também inclui visões politizadas europeias, como Tout va bien, e obras suecas irreverentes (I Am Curious). Por fim, homenageia Jane Fonda, ícone da militância e da contracultura.
Curadoria: Climalter Mariano de Souza
PROGRAMAÇÃO
De 07/01 a 12/01 - Cinema I
QUA 7 JAN, 17h
Contracultura: Zabriskie Point (Zabriskie Point), de Michelângelo Antonioni. EUA, 1970. Aventura/drama. Com Mark Frechette, Daria Halprin e Paul Fix. 113’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 18 Anos.
Numa época de agitação civil, uma cronica da América no final dos anos 60, na visão de Antonioni.
QUI 8 JAN, 17h
Contracultura: Não olhe para trás (Don’t look back), de Don Alan “D.A.” Pennebaker. EUA, 1967. Documentário/Show. Com Bob Dylan, Joan Baez e Donovan. 96’. P&B, Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 16 Anos.
Documentário cobrindo a turnê de Bob Dylan pela Inglaterra em 1965, inclui participações de Joan Baez e Donovan.
SEX 9 JAN, 17h
Contracultura: Vida Selvagem (Das wilde leben /Eight miles high), de Achim Bornhak. Alemanha Ocidental, 2007. Documentário. Com Natalia Avelon, Friedericke Kempter e Victor Norén. 114’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 18 Anos.
Baseado na biografia de Uschi Obermeier o filme explora o contexto do final dos anos 60 e a Contracultura na Alemanha Ocidental.
SAB 10 JAN, 14h
Contracultura: Jesus Cristo Superstar (Jesus Christ Superstar), de Norman Jewison. EUA, 1973. Musical. Com Ted Neeley, Carl Anderson e Yvonne Elliman. 106’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 12 Anos.
Versão cinematográfica da peça musical, apresentando as últimas semanas da vida de Jesus Cristo contados de forma anacrônica.
SAB 10 JAN, 17h
Contracultura: Godspell, a esperança (Godspell: a musical based on the gospel according to St. Matthew), de David Greene. EUA, 1973. Musical. Com Victor Garber, David Haskell e Joanne Jonas. 102’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 12 Anos.
Versão cinematográfica adaptado do musical Off-Brodway de 1971 que por sua vez é baseado no Evangelho Segundo São Mateus.
DOM 11 JAN, 14h
Contracultura: Uma noite em 67, de Ricardo Calil e Renato Terra. Brasil, 2010. Documentário. Com Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Roberto Carlos. 85’. Sem legendas. Exibição em MP4. Classificação indicativa 12 Anos.
Documentário que mostra a grandeza do Festival de Música Popular Brasileira realizado em 1967 em plena ditadura no país, onde se percebe algumas influências da Contracultura nos artistas e na plateia.
DOM 11 JAN, 17h
Contracultura: Hair (Hair), de Milos Forman. EUA, 1979. Aventura. Com John Savage, Treat Willians e Beverly D’Angelo. 121’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 16 Anos.
Claude Bukowski deixa o rancho da família em Oklahoma e vai para New York onde é rapidamente acolhido pelo grupo hippie de jovens liderados por Berger, embora já tenha sido convocado para a Guerra do Vietnã.
SEG 12 JAN, 17h
Contracultura: São Paulo em Hi-Fi, de Lufe Steffen. Brasil, 2013. Documentário. Com Celso Curi, Kaká di Polly e Elisa Mascaro. 95’. Sem legendas. Exibição em MP4. Classificação indicativa 18 Anos.
Documentário histórico que retrata a vida gay noturna de São Paulo durante os anos 60/70/80.
De 14/01 a 31/01 - Cinema II
QUA 14 JAN, 17h
Contracultura: Torquato Neto, todas as horas do fim, de Eduardo Ades e Marcus Fernando. Brasil, 2017. Documentário. Com Torquato Neto, Ivan Cardoso e Ronaldo Bastos. 88’. Sem legendas. Exibição em MP4. Classificação indicativa 16 Anos.
Documentário que explora a vida e as múltiplas faces do poeta, que atuou ainda no cinema, na música, no jornalismo, e que também, engajou-se ativamente na “revolução contracultural tropicalista” quer mudou os rumos da cultura brasileira.
QUI 15 JAN, 17h
Contracultura: Bruta aventura em versos, de Letícia Simões. Brasil, 2011. Documentário. Com Ana Cristina Cesar, Chacal e Armando Freitas Filho. 74’. Sem legendas. Exibição em MP4. Classificação indicativa 16 Anos.
Documentário que resgata a trajetória da poeta e tradutora brasileira, ícone da geração mimeógrafo e poesia marginal nos anos 70 no contexto influenciado pela Contracultura no Brasil.
SEX 16 JAN, 17h
Contracultura: Filhos de João: o admirável mundo dos Novos Baianos, de Henrique Dantas. Brasil, 2009. Documentário. Com Pepeu Gomes, Morais Moreira e Paulinho Boca de Cantor. 74’. Sem legendas. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 Anos.
A história dos Novos Baianos, uma das maiores bandas nacionais, mostrando sua atividade durante os anos 70.
SAB 17 JAN, 14h
Contracultura: O barato de Iacanga, de Thiago Mattar. Brasil, 2019. Documentário. Com Sandra de Sá, Hermeto Paschoal e Egberto Gismonti. 93’. Sem legendas. Exibição em MP4. Classificação indicativa 16 Anos.
Revela a história de um festival de música realizado no Brasil nas décadas de 70/80, época em que os eventos ao ar livre ainda eram proibidos. O festival foi o maior encontro de hippies do Brasil sendo considerado o Woodstock nacional.
SAB 17 JAN, 16h
Contracultura: Woodstock - 3 dias de paz, amor e música (Woodstock), de Michael Wadleight. EUA, 1970/1994. Versão do diretor. Documentário. Com Jimi Hendrix, Janis Joplin, The Who e Grateful Dead. 224’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 Anos.
A cronica em filme do lendário festival de música realizado numa fazenda dos EUA no ano de 1969 e que influenciou outros festivais pelo mundo afora.
DOM 18 JAN, 14h
Contracultura: A viagem mágica e misteriosa dos Beatles (Magical Mystery Tour), de The Beatles. Inglaterra, 1967. Aventura/musical. Com John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Star. 55’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 12 Anos.
Filme para TV realizado pelos próprios componentes dos Beatles que alugam um ônibus especial para uma turnê surreal e misteriosa.
DOM 18 JAN, 17h
Contracultura: Viagem Mágica (Magic Trip: Ken Kesey’s search for a Kool Place), de Alex Gibney e Alison Elwood. EUA, 2011. Aventura. Com Ken Kesey, Neal Cassady, Jack Kerouac e Allen Ginsberg. 107’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 18 Anos.
Aventura musical sobre a lendária viagem de ônibus para a feira mundial de New York de 1964 feita pelo famoso autor Ken Kesey e os Merry Band of Pranksters durante a qual usaram muitas drogas.
SEG 19 JAN, 17h
Contracultura: A montanha sagrada (The holy mountain), de Alejandro Jodorowsky. México/EUA, 1973. Ficção. Com Alejandro Jodorowsky, Horácio Salina e Zamira Sanders. 114’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 18 Anos.
Um alquimista reune um grupo de pessoas para representar os planetas do sistema solar. Sua intenção é submetê-los a estranhos rituais místicos onde escalam a montanha sagrada.
QUA 21 JAN, 17h
Contracultura: Morrer de amor (Mourir d’aimer), de Andre Cayatte. França, 1971. Drama. Com Annie Girardot, Bruno Pradel e Claude Cerval. 120’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 18 Anos.
Drama passado no contexto de Maio de 68 onde uma professora politicamente engajada se apaixona por um estudante mais jovem.
QUI 22 JAN, 17h
Contracultura: Geração Bendita, de Carlos Roberto Bini. Brasil, 1971. Documentário. Com Carlos R. Bini, Charlote Garcia e Rita de Cássia. 82’. Sem legendas. Exibição em MP4. Classificação indicativa 18 Anos.
Um filme sobre o movimento hippie e a contracultura apresentando várias estórias como a de um homem estressado após um árduo dia de trabalho que decide deixar tudo para trás e se juntar a uma comunidade hippie em busca de paz e amor.
SEX 23 JAN, 16h
Contracultura: Eu sou curiosa - Amarelo (Ja är nyfiken - gul), de Vilgot Sjöman. Suécia, 1967. Documentário/drama. Com Vilgot Sjöman, Lena Nyman e Börje Ahlstead. 121’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 18 Anos.
Documentário/drama erótico onde uma jovem caminha pelas ruas de Estocolmo entrevistando pessoas sobre questões políticas e sociais.
SEX 23 JAN, 18h30
Contracultura: Eu sou curiosa - Azul (Ja är nyfiken - bla), de Vilgot Sjöman. Suécia, 1968. Documentário/drama. Com Vilgot Sjöman, Lena Nyman e Börje Ahlstead. 107’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 18 Anos.
Documentário/drama erótico onde uma jovem caminha pelas ruas de Estocolmo entrevistando pessoas sobre questões políticas e sociais. Continuação do filme anterior.
SAB 24 JAN, 14h
Contracultura: M*A*S*H, de Robert Altman. EUA, 1970. Com Donald Sutherland, EWlliot Gold e Tom Skerritt. 116’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 16 Anos.
A equipe de um hospital de campanha usa humor e travessuras para manter a sanidade diante do horror da guerra.
SAB 24 JAN, 17h
Contracultura: Apocalypse Now de Francis Ford Coppola. EUA, 1978. Com Martin Sheen, Marlon Brando e Robert Duvall. 147’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 16 Anos.
Um oficial do Exército dos EUA a serviço no Vietnã recebe a missão de assassinar um coronel renegado das Forças Especiais que se considera um deus.
DOM 25 JAN, 14h
Contracultura: Se... (If...), de Lindsay Anderson. Reino Unido, 1969. Com Malcolm McDowell, David Wood e Richard Warwick. 111’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 16 Anos.
Nesta história alegórica, uma revolução liderada pelo aluno Mick Travis ocorre em uma antiga escola particular na Inglaterra.
DOM 25 JAN, 17h
Contracultura: Aconteceu em Woodstock (Taking Woodstock), de Anmg Lee. EUA, 2009. Com Demetri Martin, Emilie Hirsch e Jonathan Groff. 120’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 16 Anos.
Quando o hotel dos pais de Elliot é ameaçado de despejo, ele oferece a área para promover um show de rock e arrecadar dinheiro.
SEG 26 JAN, 17h
Contracultura: Tudo vai bem (Tout va bien), de Jean Luc Godard e Jean-Pierre Gorin. França/Itália, 2002. Ficção. Com Jane Fonda, Yves Montand e Vittorio Caprioli. 95’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 18 anos.
Drama político em torno de uma greve numa fábrica de salsicha após os distúrbios de 1968 e examina a destruição social causada pelo capitalismo.
QUA 28 JAN, 15h30
Contracultura: Perdidos na noite (Midnight Cowboy), de John Schlesinger. EUA, 1969. Ficção. Com Dustin Hoffman, Jon Voight, Brenda Vaccaro. 113’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 18 anos.
Drama que retrata a improvável amizade entre dois vigaristas perdidos e solitários: o ingênuo garoto de programa (Voight) e o vigarista adoecido (Hoffman).
QUI 29 JAN, 16h
Contracultura: Yoko, a delinquente (Hikô shôjo Yôko), de Yasuo Furuhata. Japão, 1966. Com Mako Midori, Hayato Tani e Renji Ishibashi. 85’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 18 anos.
Drama criminal que acompanha a trajetória de uma jovem que foge do campo para Tóquio e se perde na vida noturna da cidade.
SEX 30 JAN, 16h
Contracultura: Os Panteras Negras: a vanguarda da revolução (Black Panthers, vanguard of the revolution), de Stanley Nelson Jr. EUA, 2015. Com Membros do grupo, sobreviventes e agentes do FBI. 115’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 18 anos.
Documentário que conta a história do grupo Panteras Negras através de imagens e depoimentos de envolvidos na época.
SAB 31 JAN, 14h
Contracultura: Jane Fonda em cinco atos (Jane Fonda in five acts), de Susan Lacy. EUA, 2018. Com Jane Fonda, . 133’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 18 anos.
A vida e carreira de Jane Fonda uma das expoentes do Movimento de Contracultura nos EUA na década de 70.
SAB 31 JAN, 17h
Contracultura: Sem Destino (Easy Rider), de Dennis Hopper. EUA, 1969. Aventura/Road movie. Com Peter Fonda, Dennis Hopper e Jack Nicholson. 95’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 16 Anos.
Através de terras desertas, dois motoqueiros vão de Nova York a Nova Orleans e, ao longo do caminho, encontram um homem que os apresenta a uma cultura que não conheciam.
PROGRAMAÇÃO da MOSTRA do CINECLUBE PAJUBÁ
QUA 28 JAN, 18h – Sessão Corpos
Pajubá: Fale Com Ela O Que Me Aconteceu, de Pethrus Tibúrcio. Brasil, 2024. Drama. Com Wanderson César, Luzes Bebiano e Clara Maria Matos. 09’. Sessão em parceria com o Cineclube Pajubá. Classificação indicativa 10 Anos.
Pajubá: Tailor, de Tomas Cali. Brasil, 2017. Documentário/Animação. Com Alexis Auer, Camila Fernandes e Caio Santos. 25’. Sessão em parceria com o Cineclube Pajubá. Classificação indicativa 14 Anos.
Pajubá: Macunaíma Pop do Cerrado, de Sol Ferreira e Rodrigo Zaiden. Brasil, 2023. Experimental. Com Alice Anayumi e Felipe Lourenço. 12’. Sessão em parceria com o Cineclube Pajubá. Classificação indicativa Livre.
Pajubá: Cuceta, de Tertuliana Lustosa. Brasil, 2018. Documentário. Com Tertuliana Lustosa, Sara Elton Panamby e Bernardo de Assis. 11’. Sessão em parceria com o Cineclube Pajubá. Classificação indicativa 18 Anos.
Pajubá: Zagêro, de Victor Di Marco e Márcio Picolli. Brasil, 2024. Drama/Musical. Com Victor Di Marco, Emiliano Cunha. 15’. Sessão em parceria com o Cineclube Pajubá. Classificação indicativa Livre.
QUI 29 JAN, 18h – Sessão Autonomia
Pajubá: Fazemos Da Memória Nossas Roupas, de Maria Bogado. Brasil, 2019. Documentário. Com Sabine Passarelli, Anis Aura Yagar e Arda Nefasta. 13’. Sessão em parceria com o Cineclube Pajubá. Classificação indicativa Livre.
Pajubá: A Carne É Beijo E O Avesso Água, de Clari Ribeiro. Brasil, 2017. Documentário. Com Sabine Passarelli. 04’. Sessão em parceria com o Cineclube Pajubá. Classificação indicativa Livre.
Pajubá: Abdução, de Tadáskia. Brasil, 2022. Experimental. Com Sabine Passarelli. 09’. Sessão em parceria com o Cineclube Pajubá. Classificação indicativa Livre.
Pajubá: O Que Fazer Quando Uma Corpa Vira Cinzas?, de Sabine Passarelli. Brasil, 2018. Experimental. Com Sabine Passarelli. 10’. Sessão em parceria com o Cineclube Pajubá. Classificação Livre.
Pajubá: A Luz, Matheusa, Sabine e Salacione Passarelli, de Sabine Passarelli. Brasil, 2020. Experimental. Com Matheusa Passarelli, Salacione Passarelli e Sabine Passarelli. 10’. Sessão em parceria com o Cineclube Pajubá. Classificação indicativa Livre.
SEX 30 JAN, 18h – Sessão de Pré-Estreia de Pai Pote, o Filho de Ogum
Pajubá: Pai Pote, O Filho de Ogum, de Laís Lima. Brasil, 2025. Documentário. Com Pai Pote, Maria Bethânia e Olívia Santana. 86’. Sessão em parceria com o Cineclube Pajubá. Classificação indicativa Livre.
SERVIÇO
Data: 07 a 31/01/2026
Local: Cinema I e II
Horário: Conforme programação
Classificação indicativa: Conforme programação
Evento organizado pelo Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro.
Endereço: R. Primeiro de Março, 66 - Centro, Rio de Janeiro - RJ - 20010-000.
A TicketWORK é uma plataforma que facilita a venda de ingressos, inscrição para eventos, cobrança de contribuições para eventos e a gestão de participantes. Todos os eventos publicados na plataforma estão sob responsabilidade de seus organizadores, uma vez que o ticketWORK não produz tais eventos.
A TicketWORK não se responsabiliza por compras efetuadas em canais não oficiais.