CINEMA - MESTRAS DO MACABRO - AS CINEASTAS DO HORROR AO REDOR DO MUNDO

07 mar - 2025 • 18h > 14 abr - 2025 • 19h CCBB RJ - Rio de Janeiro, RJ

                                                          Evento Gratuito 

 

      Ingressos disponíveis às 9h do dia da sessão, na bilheteria física e site.

SOBRE O EVENTO

 

A mostra propõe um panorama internacional de filmes de horror dirigidos por mulheres, passando por pioneiras do cinema clássico e importantes realizadoras dos anos 1970 e 1980, como Stephanie Rothman, Barbara Peeters e Amy Holden Jones, até chegar aos dias de hoje, em que cineastas como Rose Glass, Nikyatu Jusu e Gabriela Amaral Almeida injetam novo fôlego no gênero e têm seus filmes exibidos em festivais de grande prestígio. Durante muitas décadas, o horror esteve restrito ao universo masculino, mas atualmente se entende que as mulheres vêm tendo uma relação profunda com o gênero, muitas vezes dele se utilizando para abordar questões sensíveis, como a maternidade e os relacionamentos abusivos, entre outros tópicos socialmente relevantes.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Semana 1 - Cinema I

 

Dia 07 de março – sexta-feira

18h – Quando Chega a Escuridão (Near Dark). EUA, 1987. Direção: Kathryn Bigelow. 

Duração: 94 min. Classificação indicativa: 16 anos.

 

Dia 08 de março – sábado

18h - Santa Maud (Saint Maud). Reino Unido, 2020. Direção: Rose Glass. Duração: 84 

min. Classificação indicativa: 16 anos.

 

Dia 09 de março – domingo

16h – Medusa. Brasil, 2023. Direção: Anita Rocha da Silveira. Duração: 123 min. 

Classificação indicativa: 16 anos.

 

Dia 10 de março – segunda-feira

18h - Sinfonia da Necrópole. Brasil, 2016. Direção: Juliana Rojas. Duração: 86 min. 

Classificação indicativa: 12 anos.

 

Semana 2 - Cinema I

 

Dia 12 de março – quarta-feira

18h - O Chalé do Lobo (VlčíBouda). Tchecoslováquia, 1987. Direção: Vera Chytlová. 

Duração: 91 min. Classificação indicativa: 16 anos.

 

Dia 13 de março – quinta-feira

18h - Sem Seu Sangue, 2020. Direção: Alice Furtado. Duração: 100 min. Classificação 

indicativa: 16 anos. Sessão acessível: legenda descritiva e interpretação em Libras.

 

Dia 14 de março – sexta-feira

18h - A Sombra do Pai. Brasil, 2019. Direção: Gabriela Amaral Almeida. Duração: 91 min. 

Classificação indicativa: 16 anos.

 

Dia 15 de março – sábado

16h – Sessão Comentada: O Cemitério Maldito (Pet Sematary). EUA, 1989. Direção: 

Mary Lambert. Duração: 102 min. Classificação indicativa: 16 anos. Sessão acessível: 

legenda descritiva. Seguido de palestra com a cineasta Gabriela Amaral Almeida, com 

tradução em Libras.

 

Dia 16 de março – domingo

16h - Vingança Macabra (The Oracle). EUA, 1985. Direção: Roberta Findlay. Duração: 93 

min. Classificação indicativa: 16 anos.

 

Dia 17 de março – segunda-feira

18h - Estranhos Poderes (The Godsend). Reino Unido, 1980. Direção: Gabrielle 

Beaumont. Duração: 86 min. Classificação indicativa: 16 anos.

 

Semana 3 – Exclusivo no Cinema II

 

Dia 19 de março – quarta-feira

17h30 - Curso Cineastas do Horror com Beatriz Saldanha. Encontro 1. Duração: 120 min. 

Classificação indicativa: 16 anos.

 

Dia 20 de março – quinta-feira

17h30 - Curso Cineastas do Horror com Beatriz Saldanha. Encontro 2. Duração: 120 min. 

Classificação indicativa: 16 anos.

 

Dia 21 de março – sexta-feira

17h30 - Curso Cineastas do Horror com Beatriz Saldanha. Encontro 3. Duração: 120 min. 

Classificação indicativa: 16 anos.

 

Semana 4 - Cinema I

 

Dia 26 de março – quarta-feira

18h - Zumbis do Mal (MessiahofEvil). EUA, 1974. Direção: Willard Huyck e Gloria Katz. 

Duração: 90 min. Classificação indicativa: 16 anos.

 

Dia 27 de março – quinta-feira

18h - Amores Divididos (Eve’s Bayou). EUA, 1997. Direção: KasiLemmons. Duração: 108 

min. Classificação indicativa: 16 anos.

 

Dia 28 de março – sexta-feira

16h30 - A Lenda de Candyman (Candyman). EUA, 2021. Direção: NiaDaCosta. Duração: 

91 min. Classificação indicativa: 16 anos.

Seguido de debate com Bianca Mattos, curadora do Cineclube Grande Otelo, e Beatriz Saldanha, curadora da mostra. Debate 

com tradução em Libras.

 

Dia 29 de março – sábado

16h – Medusa. Brasil, 2023. Direção: Anita Rocha da Silveira. Duração: 123 min. 

Classificação indicativa: 16 anos.

 

18h30 - O Massacre (The Slumber Party Massacre). EUA, 1982. Direção: Amy Jones. 

Duração: 76 min. Classificação indicativa: 16 anos.

 

Dia 30 de março – domingo

15h - Terminal Praia Grande. Brasil, 2019. Direção: Mavi Simão. Duração: 73 min. 

Classificação indicativa: 14 anos.

 

17h - Segredos Evidentes (Youling Renjian). Hong Kong, 2001. Direção: Ann Hui. 

Duração: 103 min. Classificação indicativa: 16 anos.

 

Dia 31 de março – segunda-feira

18h - Garota Infernal (Jennifer’s Body). EUA, 2009. Direção: Karyn Kusama. Duração: 107 

min. Classificação indicativa: 16 anos.

 

Semana 5 - Cinema I

 

Dia 02 de abril – quarta-feira

18h - Mortos de Fome (Ravenous). Reino Unido, República Tcheca, México, EUA, 1999. 

Direção: Antonia Bird. Duração: 101 min. Classificação indicativa: 18 anos.

 

Dia 03 de abril – quinta-feira

18h - A Jaula de Mafu (The Mafu Cage). EUA, 1978. Direção: Karen Arthur. Duração: 101 

min. Classificação indicativa: 16 anos.

 

Dia 04 de abril – sexta-feira

18h - Sinfonia da Necrópole. Brasil, 2016. Direção: Juliana Rojas. Duração: 86 min. 

Classificação indicativa: 12 anos.

 

Dia 05 de abril – sábado

16h – A Fria Luz do Dia (Cold Light of Day). Reino Unido, 1989. Direção: Fhiona Louise. 

Duração: 79 min. Classificação indicativa: 18 anos.

 

18h - Psicopata Americano (American Psycho). EUA, 2000. Direção: Mary Harron. 

Duração: 102 min. Classificação indicativa: 18 anos.

 

Dia 06 de abril – domingo

14h - Sem Seu Sangue, 2020. Direção: Alice Furtado. Duração: 100 min. Classificação 

indicativa: 16 anos. 

Seguido de bate-papo com a diretora Alice Furtado e mediação da 

curadora da mostra Beatriz Saldanha.

 

17h15 - Desejo e Obsessão (Trouble Every Day). França, 2001. Direção: Claire Denis. 

Duração: 97 min. Classificação indicativa: 18 anos.

 

Dia 07 de abril – segunda-feira

16h30 - O Doce Vampiro (The Velvet Vampire). EUA, 1971. Direção: Stephanie Rothman. 

Duração: 80 min. Classificação indicativa: 16 anos. Seguido de debate com a crítica de 

cinema Raphaela Ximenes e a curadora da mostra Beatriz Saldanha. Debate com 

tradução em Libras.

 

Semana 6 - CInema I

Dia 09 de abril – quarta-feira

18h - Organ: Sem Limites para o Horror (Organ). Japão, 1996. Direção: Kei Fujiwara. 

Duração: 104 min. Classificação indicativa: 18 anos.

 

Dia 10 de abril – quinta-feira

18h - O Pesadelo de Celia (Celia). Austrália, 1989. Direção: Ann Turner. Duração: 103 

min. Classificação indicativa: 16 anos.

 

Dia 11 de abril – sexta-feira

18h - O Babadook (The Babadook). Austrália / Canadá, 2014. Direção: Jennifer Kent. 

Duração: 90 min. Classificação indicativa: 16 anos.

 

Dia 12 de abril – sábado

16h – Um Jantar Sangrento (Blood Diner). EUA, 1987. Direção: Jackie Kong. Duração: 88 

min. Classificação indicativa: 18 anos.

 

18h – Quando Chega a Escuridão (Near Dark). EUA, 1987. Direção: Kathryn Bigelow. 

Duração: 94 min. Classificação indicativa: 16 anos.

 

Dia 13 de abril – domingo

16h - Grave (Grave). França, 2016. Direção: Julia Ducournau. Duração: 98 min. 

Classificação indicativa: 16 anos.

 

Dia 14 de abril – segunda-feira

18h - O Cemitério Maldito (Pet Sematary). EUA, 1989. Direção: Mary Lambert. Duração: 

102 min. Classificação indicativa: 16 anos.

 

SERVIÇO

Data:  07 de março a 04 de abril

Local: Cinemas I e II, conforme indicado na programação.

Endereço: R. Primeiro de Março, 66 - Centro – Rio de Janeiro - RJ.

Horário: Conforme indicado na programação

Classificação etária: Conforme indicado na programação

 

O ticketWORK não se responsabiliza por compras efetuadas em canais não oficiais.

 

Evento organizado por

Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro.

Endereço: R. Primeiro de Março, 66 - Centro, Rio de Janeiro - RJ - 20010-000.

 

Plataforma de venda ticketWORK

O ticketWORK é uma plataforma que facilita a venda de ingressos, inscrição para eventos, cobrança de contribuições para eventos e a gestão de participantes. Todos os eventos publicados na plataforma estão sob responsabilidade de seus organizadores, uma vez que o ticketWORK não produz tais eventos.