EDUCATIVO - OCUPAÇÃO PRETA: AFROFUTURISMO - SHOW COM MONAJU

15 nov - 2024 • 19h > 17 nov - 2024 • 20h CCBB SP - São Paulo, SP

Atenção:
- Todos os visitantes devem possuir ingresso para acessar o prédio.
- Crianças a partir de 3 anos necessitam de validação de ingresso. 
- Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas no interior das galerias do CCBB.
- Planeje sua visita com pequena quantidade de pertences.
- Van - ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há uma parada no Metrô República. 
- Funcionamento a partir das 12 horas.
Clique aqui e leia atentamente as normas de visitação do CCBB, para a segurança de visitantes e colaboradores.

 

Sobre o evento:
[Sinopse AFROFUTURISMO]: 
A "Ocupação Preta CCBB - Honrando o Passado e Fazendo o Futuro" celebra o mês da Consciência Negra com uma série de atividades especiais que ocorrerão durante todo o mês de novembro, no CCBB SP.
Baseada em valores afro-civilizatórios como circularidade, oralidade, memória e cooperativismo, a ocupação busca criar um sentimento de pertencimento e conscientização sobre a cultura negra no espaço físico e simbólico do centro de São Paulo.
As atividades incluem rodas de conversa, oficinas, degustações culturais, DJ sets, atrações musicais e muito mais, promovendo um ambiente de acolhimento e reflexão.
A programação contará com convidados especiais como Allan da Rosa, Yemojazz, Ras, BatuQ do Glicério, Elidayana Alexandrino, Monaju, Dj Lys Ventura, Thiago ElNiño, Bixarte, Poeira Pura, Coro do Theatro Municipal de São Paulo e o Bloco Ilú Obá de Min.
Com o mote de "honrar o passado e fazer o futuro", a ocupação ativa a programação do CCBB Educativo proposta dentro de eixos temáticos alinhados com a perspectiva afro-centrada: Sankofa, África Mãe, Afrofuturismo e Dengo. Um diálogo entre passado, presente e futuro, que convida a celebrar e fortalecer a cultura negra.
AFROFUTURISMO“Se-sa wo su-ban” significa “posso mudar minha atitude”. É composto pela estrela vespertina (também conhecida como estrela d’alva, estrela da manhã ou planeta vênus) e a roda em movimento. Seu simbolismo se relaciona com valores afrofuturistas de projeção para o futuro a partir de referências da ancestralidade. O afrofuturismo propõe narrativas fantásticas, ficções científicas e hiper-realismos. A orientação da sesa wo suban recupera o estranhamento cultural ancestral de forma subjetiva e criadora.

Monaju – É cantora, compositora, historiadora e educadora do Museu Afro Brasil Emanoel Araújo. Graduada e mestra em História pela UNICAMP, a artista entrelaça sua trajetória intelectual ao seu trabalho artístico. Através de sua musicalidade, busca aproximar a poesia histórica à linguagem sonora contemporânea, tendo produzido diversos materiais artísticos e acadêmicos de divulgação científica.

Serviços:

Data/ hora: 15/11/2024 19:00 hs
Local: Prédio Histórico - Térreo
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita
 
Evento organizado por:
Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo.
Endereço: R. Álvares Penteado, 112 - 
Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP - 01012-000.
Abrir no Google Maps.
 
 Plataforma de venda ticketWORK
 
A ticketWORK é uma plataforma que facilita a venda de ingressos, inscrição para eventos, cobrança de contribuições para eventos e a gestão de participantes. Todos os eventos publicados na plataforma estão sob responsabilidade de seus organizadores, uma vez que a ticketWORK não produz tais eventos.
 
A ticketWORK não se responsabiliza por compras efetuadas em canais não oficiais.