Sobre o evento:
A "Ocupação Preta CCBB - Honrando o Passado e Fazendo o Futuro" celebra o mês da Consciência Negra com uma série de atividades especiais que ocorrerão durante todo o mês de novembro, no CCBB SP.
Baseada em valores afro-civilizatórios como circularidade, oralidade, memória e cooperativismo, a ocupação busca criar um sentimento de pertencimento e conscientização sobre a cultura negra no espaço físico e simbólico do centro de São Paulo.
As atividades incluem rodas de conversa, oficinas, degustações culturais, DJ sets, atrações musicais e muito mais, promovendo um ambiente de acolhimento e reflexão.
Com o mote de "honrar o passado e fazer o futuro", a ocupação ativa a programação do CCBB Educativo proposta dentro de eixos temáticos alinhados com a perspectiva afro-centrada: Sankofa, África Mãe, Afrofuturismo e Dengo. Um diálogo entre passado, presente e futuro, que convida a celebrar e fortalecer a cultura negra.
SANKOFA: “Se wo were fi na wosan kofa a yenkyiri” é o provérbio que diz “não é errado voltar para buscar o que esqueceu ou deixou para trás”. Ele é resumido em “sankofa” e tem duas representações gráficas. Uma delas é o pássaro com o corpo voltado para frente (representando o futuro), a cabeça olhando para trás (representando o passado) e um ovo caindo do bico (representando o presente gerador). Essa representação é também simplificada no pássaro sem o ovo.
Allan da Rosa é escritor de ficção, teatro, teoria e ensaio. Angoleiro, historiador e arte/educador. Mestre e doutor em Imaginário, Cultura e Educação pela USP. Atualmente realiza pesquisa em pós-doutorado no MECILA, pela Universidade de Colônia/Alemanha e CEBRAP. É autor de Balanço Afiado – Estética e Política em Jorge Ben ( 2023, co-autoria com Deivison Faustino), Ninhos e Revides – Estéticas e Fundamentos, Lábias e Jogo de Corpo (2022), Águas de Homens Pretos –Imaginário, Cisma e Cotidiano Ancestral em São Paulo (2021), entre outros.Yemojazz, Ìyálorisa Omilade, 43 anos, nascida em São Paulo/SP, é uma figura multifacetada e inspiradora, como sacerdotisa de Candomblé, escritora, ativista e estudante de Direito. Sua presença marcante na cultura Hip Hop e na tradicional Escola de Samba Camisa Verde e Branco reflete sua conexão com diversas expressões artísticas. Além disso, ela é uma defensora dos direitos dos povos tradicionais de Terreiro e pedagoga dedicada à valorização das tradições africanas.
Serviços:
Data/ hora: 02/11/2024 15:00 às 16:00 hs
Local: Cinema
Capacidade: 60 pessoas
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB
Evento organizado por:
Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo.
Endereço: R. Álvares Penteado, 112 -
Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP - 01012-000.
Plataforma de venda ticketWORK
A ticketWORK é uma plataforma que facilita a venda de ingressos, inscrição para eventos, cobrança de contribuições para eventos e a gestão de participantes. Todos os eventos publicados na plataforma estão sob responsabilidade de seus organizadores, uma vez que a ticketWORK não produz tais eventos.
A ticketWORK não se responsabiliza por compras efetuadas em canais não oficiais.