ESPAÇO CONCEITO - O TEMPO VIROU - RUMO À COP30
16 out - 2025 • 15h > 19 out - 2025 • 17h CCBB RJ - Rio de Janeiro, RJ
Evento Gratuito
SOBRE O EVENTO
O Tempo Virou - Rumo à COP30
no Espaço Conceito Banco do Brasil - RJ
O podcast “O Tempo Virou”, criado e apresentado por Giovanna Nader, atriz e apresentadora que é referência nacional nos debates sobre mudanças climáticas e justiça ambiental, estreia em formato ao vivo no Rio de Janeiro. Entre os dias 16 e 19 de outubro, às 15h, o programa realiza quatro encontros no Espaço Conceito Banco do Brasil – RJ, dentro da programação da Virada Sustentável, reunindo nomes de peso como o cientista climático Carlos Nobre, o ativista social João Paulo Rodrigues, a jovem ativista Marcele Oliveira e a CEO do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) Luana Genót.
Com mais de 70 episódios no ar e 280 mil reproduções, “O Tempo Virou” já recebeu nomes de destaque da ciência, da política, do ambientalismo e da cultura, consolidando-se como o principal podcast brasileiro sobre mudanças climáticas. Agora, inspirado pela COP30, que será realizada em Belém do Pará em 2025, o programa promove sua primeira experiência presencial, aberta ao público, e aposta no diálogo entre ciência, ativismo, arte e ancestralidade para estimular a conscientização ambiental e imaginar futuros mais justos e sustentáveis.
Giovanna Nader é atriz, apresentadora, escritora e comunicadora socioambiental. Criadora de O Tempo Virou, uma plataforma de novas narrativas sobre o clima com eventos, espetáculos teatrais, documentários e dois podcasts: O Tempo Virou com entrevistas sobre conscientização ecológica e O Veneno Mora ao Lado, sobre a incidência dos agrotóxicos no país. Em 2021 publicou o livro Com que Roupa? pela Editora Paralela e em 2024 volta aos palcos com o espetáculo És tu, Brasil? que faz uma biografia política do Brasil pelo viés climático. Giovanna usa as redes, online e offline, para amplificar a pauta socioambiental, unindo criatividade e informação para inspirar mudanças reais do cotidiano.
16 de outubro, 15h
Ancestralidade como ponto de partida para o futuro
17 de outubro, 15h
A década decisiva: a urgência do agora
com Carlos Nobre
https://www.linkedin.com/in/carlos-a-nobre-a5a60113b/?originalSubdomain=br
Carlos Nobre é um dos mais renomados climatologistas do país e um dos cientistas brasileiros mais conhecidos mundialmente. Com graduação em Engenharia Eletrônica pelo ITA em 1974 e doutorado em Meteorologia pelo MIT em janeiro de 1983. Foi pesquisador do INPA e INPE. Foi Conselheiro Científico do Panel on Global Sustainability da ONU. É membro da Academia Brasileira de Ciências, Academia Global de Ciências e membro estrangeiro da Academia de Ciências dos EUA e Royal Society da Grã-Bretanha, e primeiro brasileiro nomeado como Planetary Guardian. Participou de vários relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), inclusive do Quarto Relatório de Avaliação do IPCC, agraciado com o Prêmio Nobel da Paz (2007). Recebeu vários Prêmios nacionais e internacionais. É atualmente Professor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) e o Copresidente do Painel Científico para a Amazônia (SPA) (www.theamazonwewant.org), que produziu a mais rigorosa avaliação científica para a Amazônia e apontou caminhos para um futuro sustentável. É também o proponente do Projeto Amazônia 4.0 (www.amazonia4.org), que busca demonstrar a viabilidade de uma nova bioeconomia de floresta em pé e rios fluindo para a Amazônia, incorporando conhecimento científico e inovações tecnológicas com conhecimentos de povos indígenas e comunidades locais, inclusive com a criação de um avançado Instituto de Tecnologia da Amazônia.
18 de outubro, 15h
Justiça ambiental para todos
com Luana Genót
https://www.instagram.com/luanagenot/
Luana Genot é CEO, mãe, escritora, conselheira de empresas e apresentadora, reconhecida como uma das principais vozes na interseção entre inteligência artificial, igualdade racial, justiça climática. Fundadora e diretora executiva do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), já impactou mais de 700 mil pessoas em programas de inclusãoe criou a Deb, primeira IA do mundo voltada ao letramento racial, de gênero e climático. Co-idealizadora do Prêmio Sim à Igualdade Racial, transmitido pela TV Globo, integra o Conselho da Presidência da República e o Conselho Global da L’Oréal. Reconhecida como Young Global Leader pelo Fórum Econômico Mundial, é autora de três livros, incluindo um finalista do Prêmio Jabuti, e é colunista do jornal O Globo. LinkedIn Top Voice, atua com coragem e estratégia para construir um futuro mais justo, sustentável e inclusivo.
19 de outubro – 13:30h
Quem está no centro da crise? Convidada: Marcele Oliveira – Jovem Campeã do Clima da COP30, produtora cultural, comunicadora e ativista climática.
19 de outubro, 15h
Agroecologia urbana: um direito coletivo
com João Paulo Rodrigues
https://www.instagram.com/joaopaulorodriguesmst/
João Paulo Rodrigues é dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e ativista social brasileiro. Atua na defesa da reforma agrária, da agricultura familiar e da soberania alimentar, sendo uma das principais vozes do movimento no país. Com trajetória ligada à luta camponesa, participa de articulações políticas e debates sobre justiça social, democratização da terra e desenvolvimento sustentável. Também tem presença ativa em fóruns nacionais e internacionais sobre políticas agrárias e direitos humanos.
SERVIÇO
Data: 16 a 19 de outubro
Horário: Quinta a Domingo, 15h
Local: Espaço Conceito Banco do Brasil
Endereço: R. Primeiro de Março, 66 - Centro – Rio de Janeiro - RJ.
Classificação etária: Livre
O ticketWORK não se responsabiliza por compras efetuadas em canais não oficiais.
Evento organizado por
Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro.
Endereço: R. Primeiro de Março, 66 - Centro, Rio de Janeiro - RJ - 20010-000.
Plataforma de venda ticketWORK
O ticketWORK é uma plataforma que facilita a venda de ingressos, inscrição para eventos, cobrança de contribuições para eventos e a gestão de participantes. Todos os eventos publicados na plataforma estão sob responsabilidade de seus organizadores, uma vez que o ticketWORK não produz tais eventos.