EXPOSIÇÃO FULLGÁS - SESSÕES DE CINEMA

15 out - 2025 • 19h > 16 out - 2025 • 20h CCBB BH - Belo Horizonte, MG

Atenção

• Clique aqui e leia atentamente as normas de visitação do CCBB, para a segurança de visitantes e colaboradores. 

• Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas no interior do Teatro do CCBB. 

Não será permitida a Entrada do público e/ou convidados após o início das sessões.

SOBRE O EVENTO 

Nos anos 1980, o cinema brasileiro também refletiu as tensões e transformações de um país em transição. Patriamada (1984), de Tizuka Yamasaki, acompanha a efervescência política do período da campanha pelas Diretas Já, entrelaçando o desejo coletivo de redemocratização com conflitos individuais e contradições de classe. Já Amor Maldito (1984), de Adélia Sampaio – primeiro longa-metragem dirigido por uma mulher negra no Brasil – expõe, a partir de uma história real, o preconceito e a violência moral contra uma relação homoafetiva entre duas mulheres, questionando padrões sociais e institucionais excludentes. Se em Patriamada a protagonista enfrenta os dilemas entre engajamento político e interesses privados, em Amor Maldito a luta se dá contra a intolerância e a opressão do conservadorismo. Diferentes em tom e abordagem, ambos os filmes apontam para a urgência de revisitar os anos 1980 como um período em que a arte e o cinema confrontaram o autoritarismo e evidenciaram os limites da liberdade recém-conquistada. Trechos desses filmes estão presentes nas TVs da exposição Fullgás – artes visuais e anos 1980 no Brasil, destacando como cineastas mulheres tensionaram as fronteiras da representação e ampliaram os debates sobre política, afeto e resistência.

 

Filme: Patriamada (1984)
Data: 15/10 (quarta)
Horário: 19h
Local: Proscênio do Teatro I
Classificação: 14 anos
Sinopse: Patriamada (1984), 103 min - Dirigido por Tizuka Yamasaki  O Brasil vive uma nova efervescência política provocada pelos movimentos sociais e pelo desgaste do regime ditatorial, que culminam nas Diretas Já. Com o objetivo de documentar o tão sonhado processo de redemocratização, a jornalista Carolina, interpretada por Débora Bloch, com o auxílio de seu amigo Goiás, começa a fazer um filme sobre o movimento. No entanto, seu envolvimento com um rico empresário pode colocar tudo a perder.

 

 

Filme: Amor Maldito (1984)
Data: 16/10 (quinta) 
Horário: 19h
Local: Proscênio do Teatro I
Classificação: 16 anos
Sinopse: Amor Maldito (1984), 80 min - Dirigido por Adélia Sampaio Baseado numa história real, o filme mostra a relação amorosa entre a executiva Fernanda (Monique Lafond) e a ex-miss Sueli (Wilma Dias). Reprimida pela sua família evangélica e conservadora, Sueli comete suicídio. Fernanda é acusada de responsável pela morte da companheira e julgada por um tribunal preconceituoso.

A ticketWORK não se responsabiliza por compras efetuadas em canais não oficiais.

Evento organizado por

Centro Cultural Banco do Brasil - Belo Horizonte.
Endereço: Praça da Liberdade, 450 - Funcionários, Belo Horizonte - 30140-010.

Abrir no Google Maps..

 

Plataforma de venda ticketWORK

ticketWORK é uma plataforma que facilita a venda de ingressos, inscrição para eventos, cobrança de contribuições para eventos e a gestão de participantes. Todos os eventos publicados na plataforma estão sob responsabilidade de seus organizadores, uma vez que a ticketWORK não produz tais eventos.