EXPOSIÇÃO - MUSEU BB

01 jan - 2025 • 09h > 31 dez - 2025 • 18:30h CCBB RJ - Rio de Janeiro, RJ

Evento Gratuito

 

 

SOBRE O EVENTO

O Museu BB é composto por duas exposições de longa duração. 

O BB E SUA HISTÓRIA

Narrando os 215 anos de existência do BB, a exposição de longa duração apresenta, por meio das coleções museológicas e arquivísticas do Museu Banco do Brasil e Arquivo Histórico, a contribuição da instituição financeira para o desenvolvimento da sociedade e do país. São sete salas que mostram a linha do tempo de 1808 com a Iconografia de D. João VI, fundador da instituição, passando por curiosidades sobre o funcionalismo e os antigos objetos bancários, finalizando com a atual participação do BB nas áreas social, esportiva e cultural do Brasil.  Contemplamos a exibição de mobiliários e ambientação das salas do secretário, do presidente e da biblioteca utilizadas pela Direção-Geral do Banco do Brasil até a transferência da capital do Rio para Brasília, em 1960.

DO SAL AO DIGITAL

O dinheiro na coleção Banco do Brasil exibe o acervo de numismática do Banco do Brasil e contextualiza histórica, artística e economicamente a trajetória dos meios de pagamento e trocas comerciais desde seus primórdios até os dispositivos digitais.  Composta por três núcleos, a mostra reúne mais de 800 moedas e cédulas, mapas, iconografia histórica e obras de arte contemporânea em um ambiente dedicado a aproximar o visitante das complexas relações sociais, políticas e econômicas que envolvem a mediação das trocas entre pessoas, povos e territórios ao longo do tempo.    

A montagem e a apresentação desta exposição materializam o compromisso do Banco do Brasil em incentivar a popularização da educação financeira e em contribuir para a preservação e a evocação do patrimônio histórico e cultural do país e do mundo.

PAISAGENS E PESSOAS: O RIO PELOS DE DEBRET

A exposição apresenta ao público uma seleção de obras que fazem parte da publicação “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil: Aquarelas e Desenhos que Não Foram Reproduzidos na Edição de Firmin Didot – 1934", que reproduziu aquarelas de Debret que não figuraram na primeira edição. O volume é uma realização do empresário e colecionador de artes Raymundo Ottoni de Castro Maya.

O trabalho durou dois anos, de 1953 a 1955. Foram feitos 400 exemplares, dos quais o número 355 compõe o acervo de obras raras da Biblioteca Banco do Brasil.

Na exposição foram escolhidas reproduções que retratam a chegada de Debret ao Rio de Janeiro, paisagens brasileiras, representações da indumentária, comida, trabalho e vida social do Rio de Janeiro do século XIX.

SERVIÇO

Data: 01/09/2024 a 30/12/2025
Local: 4º Andar
Endereço: R. Primeiro de Março, 66 - Centro – Rio de Janeiro - RJ.
Horário: Quarta a Segunda
Classificação etária: Livre

O ticketWORK não se responsabiliza por compras efetuadas em canais não oficiais.

Evento organizado por
Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro.
Endereço: R. Primeiro de Março, 66 - Centro, Rio de Janeiro - RJ - 20010-000.

Plataforma de venda ticketWORK

 

O ticketWORK é uma plataforma que facilita a venda de ingressos, inscrição para eventos, cobrança de contribuições para eventos e a gestão de participantes. Todos os eventos publicados na plataforma estão sob responsabilidade de seus organizadores, uma vez que o ticketWORK não produz tais eventos.