saveTicketsToLocalStorage()"
@load-tickets-from-local-storage.window="event => loadTicketsFromLocalStorage()">
IDEIAS - COSMOLOGIAS DE IMAGEM - MESA REDONDA
30 abr - 2025 • 18h > 30 abr - 2025 • 20h CCBB SP - São Paulo, SP
Atenção:
obs: Ingressos liberados (site, totem e bilheteria) 1 horas antes do início do evento.
- Todos os visitantes devem possuir ingresso para acessar o cinema.
- Crianças menores de 3 anos não pagam ingresso.
- Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas no interior das galerias do CCBB.
- Planeje sua visita com pequena quantidade de pertences.
- Van - ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há uma parada no Metrô República.
- Funcionamento a partir das 12 horas.
- Clique aqui e leia atentamente as normas de visitação do CCBB, para a segurança de visitantes e colaboradores.
Sobre o Evento:
Mesa Redonda: Cosmologias em imagens, políticas das imagens, lutas e conquistas indígenas.
Com: Olinda Tupinambá, Sérgio Yanomami, Vincent Carelli. Mediação: Júnia Torres. Tradução em Libras
Olinda Tupinambá: Jornalista, curadora, performer, cineasta e ativista ambiental. Indígena do povo Tupinambá e Pataxó Hãhãhãe. Trabalha com audiovisual desde 2015, entre documentários, ficção e performance. Produziu e dirigiu 10 obras audiovisuais próprias e independentes. Foi curadora de diversos festivais e mostras de cinema, entre eles o Festival de Cinema Indígena Cine Kurumin (2020) e (2021), mostra Lugar de Mulher é no Cinema (2020 e 2021), 1º Festival de Cinema e Cultura Indígena – FeCCI 2022. Produtora de duas mostras de cinema: Mostra Paraguaçu de Cinema Indígena (2017) e Amotara - Olhares das Mulheres Indígenas (2021). É Coordenadora do Projeto Kaapora. Coautora do Doc/Especial TV Falas da Terra, uma produção Estúdios Globo. Membro da Comissão Julgadora do Edital nº 02/2022/Spcine – Produção de longas-metragens de baixo orçamento, Estado de São Paulo. Júri do 24º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (2023).
Sérgio Yanomami: Sérgio nasceu em casa coletiva na região do rio Pukima, afluente do rio Marauiá no Amazonas, Brasil. Desde jovem acompanha o trabalho de seu pai, respeitado xamã yanomami, e de não-indígenas na assistência à saúde de sua comunidade. É liderança, agente de saúde indígena, Integrante do Núcleo Audiovisual Xapono (NAX) de cinema yanomami, é curador da mostra “Nossa Imagem é Nossa Defesa”, realizada no forumdoc.bh.2023 e no CCSP.
Vincent Carelli: Indigenista e documentarista, fundador do Vídeo nas Aldeias (1986), organização dedicada a ações de fortalecimento das culturas e dos povos indígenas mediadas pela imagem e à formação de cineastas indígenas. Recebeu o Prêmio Unesco pela promoção da diversidade cultural e busca por relações de paz interétnicas. Vídeo nas Aldeias recebeu a Ordem do Mérito Cultural. Sua trilogia Corumbiara, Martírio e Adeus, Capitão foi premiada em diversos festivais. Carelli recebeu o Prêmio Prince Claus nos Países Baixos por sua militância pelo cinema indígena. Dedica-se, atualmente, à devolução e abertura do acervo constituído pelo VNA aos diferentes povos com os quais trabalhou durante toda a vida.
Júnia Torres: Antropóloga, documentarista, programadora de mostras de cinema, é cofundadora e organizadora do forumdoc.bh e integra o coletivo Filmes de Quintal. Como curadora, organizou, entre outras, as seguintes mostras: Mekukradjá, Círculo de Saberes (Itaú Cultural de 2015 a 2021); Mekarõ Ti: Mostra-seminário Coletivo Beture de cineastas Mebêngôkre (forumdoc.bh.2024); Mostra de Cinemas Indígenas: Cinemas da Terra e da Vida (CineSesc SP, 2024); Mostra/Seminário A Câmera é a Flecha, A Câmera é a Cesta: cinemas Krahô, Tupinambá, Kuikuro, Kaiabi e Guarani (2023); Mostra Agosto Indígena (CineSesc SP, 2023); Agosto Indígena: Rituais Contemporâneos e Cinema (2022); Mostra Imagens Indígenas do Sul e do Norte: cinemas yanomami-inuit (forumdoc.bh.2022); Abril Indígena, Plataforma digital (CineSesc SP, 2022), A fluidez da forma no cinema indígena, na plataforma Embaúba Filmes (2021); Cinema, Território Ameríndio, Sesc Palladium, Belo Horizonte (2017). Atualmente, é roteirista e diretora de produção da série audiovisual Futuro da Terra, dirigida por Alberto Alvares, cineasta guarani e Claudiney Ferreira.
Serviços:
30/04/2025 às 18h - Tradução em libras
Local: Cinema - 1º Andar
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Gratuita: Ingressos disponíveis 1 hora antes de cada sessão na bilheteria do CCBB e em bb.com.br/cultura
Evento organizado por:
Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo.
Endereço: R. Álvares Penteado, 112 -
Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP - 01012-000.
Abrir no Google Maps.
Plataforma de venda ticketWORK
A ticketWORK é uma plataforma que facilita a venda de ingressos, inscrição para eventos, cobrança de contribuições para eventos e a gestão de participantes. Todos os eventos publicados na plataforma estão sob responsabilidade de seus organizadores, uma vez que a ticketWORK não produz tais eventos.
A ticketWORK não se responsabiliza por compras efetuadas em canais não oficiais.