IDEIAS - OBATALÁ: UMA CONEXÃO SALVADOR / ÁFRICA / BRASIL - OFICINA DE DANÇA AFRO
20 set - 2024 • 11h > 20 set - 2024 • 20h CCBB SP - São Paulo, SP
Sobre o evento:
A oficina de Dança Afro tem como base a técnica dos corpos das mulheres negras do candomblé da Bahia. A prática é acompanhada por música ao vivo, seguindo a linha tradicional onde a conversa entre os Atabaques Hun, Hunpí, Lé e Agogô dialogam com os corpos em movimento, entrando em profunda sincronia em uma harmônica coreografia.
A oficina começa com a preparação corporal, integrando o fortalecimento, alongamento e condicionamento físico. Passa por movimentos dançantes que despertam a mobilidade e a consciência corporal que é fundamentada dentro dos princípios da dança de matriz africana. A dinâmica leva em consideração o grau de conhecimento, a idade e o tipo físico de cada participante, com movimentos personalizados.
Luciana Baraúna (coordenadora da oficna) é pesquisadora, cantora, professora, bailarina e coreógrafa. Oriunda do Alto do Gantois, Salvador, Bahia. Seu interesse pela dança, surgiu na infância quando começou a assistir às festas do terreiro de Mãe Menininha do Gantois. O interesse se solidifica nas aulas de dança moderna e ballet clássico na academia Aquarius e logo em seguida na Universidade Federal da Bahia onde se graduou. Luciana realiza importante pesquisa da cultura das danças dos orixás, assim, propondo um novo olhar sobre o corpo de mulheres negras, baseado nos ritmos sagrados do candomblé da nação Ketu.