MÚSICA - SONS DO BRASIL
01 ago - 2025 • 08h > 10 ago - 2025 • 20h CCBB RJ - Rio de Janeiro, RJ
Evento Gratuito
Ingressos disponíveis 9h do dia de cada apresentação, na bilheteria física ou site.
SOBRE O EVENTO
Uma viagem histórico-musical pelas cinco Regiões Geográficas do Brasil seguida pela apresentação ao vivo de um grupo musical, revelando ao público a grandeza e a diversidade das nossas tradições, as quais deságuam na diversidade e sincretismo cultural da Música Brasileira.
Dia 1º. de agosto, sexta - 12h30
Concerto: todas as regiões brasileiras.
pianista, sobrinho-neto de Ernesto Nazareth.
Apresentação da Banda Sinfônica Nacional. Regência: Maestro Geraldo Magela do Rio de Janeiro.
__________________________________________________
Dia 2 de agosto, sábado, 16h
Concerto: Região Norte
A forte presença indígena na Amazônia é um dos traços mais marcantes do espetáculo de nível internacional do Festival de Parintins, mas o sincretismo religioso de matrizes africana e europeia também se faz representar, tanto em celebrações urbanas como a Congada, o Círio de Nazaré e a Marujada de Bragança, como no Marabaixo dos quilombos do Amapá. Entretanto, a Música de Concerto também ocupa seu lugar de destaque, com a presença de dois dos maiores palcos do gênero no Brasil: o Teatro Amazonas, em Manaus, e o Theatro da Paz, em Belém.
Apresentação do espetáculo grupo: Ginga Tropical.
______________________________________________________
Dia 3 de agosto, domingo, 16h
Concerto: Região Nordeste
A música dos mouros traduz com perfeição a paisagem semiárida da Caatinga, onde fincou sua resistência o menestrel Elomar Figueira de Melo. Enquanto no litoral da Paraíba florescia a Arte Armorial, de Ariano Suassuna, para o Quinteto pernambucano homônimo. Maracatu, Samba de Roda, Xote, Baião, Frevo, Xaxado: da variada paleta sonora nordestina brota um painel multicultural sem precedentes, o qual também se revela na religiosidade, e faz comungar o povo nas festas juninas de tradição europeia e no carnaval com axé de matriz africana.
Apresentação do espetáculo grupo: Ginga Tropical.
______________________________________________________
Dia 8 de agosto, sexta, 12h30
Concerto: Região Sul
Foram os açorianos que trouxeram para o Sul do Brasil as rabecas e violas da Península Ibérica. Mas se no Paraná os folgadeiros caiçaras batiam seus tamancos no chão, foi no Rio Grande que se disseminou o Fandango de Galpão. A quadrilha virou Chimarrita; e a Chula, dança masculina, exige que não se encoste à lança, jogada ao chão. A Música tem relevância na tradição das lendas, contadas à beira das fogueiras — como a do Negrinho do Pastoreio —, e no sincretismo religioso da Umbanda e do Candomblé, multiplicando os seus terreiros
Apresentação do espetáculo grupo: Ginga Tropical.
______________________________________________________
Dia 9 de agosto, sábado, 16h
Concerto: Região Centro-Oeste.
O rasqueado do Ponteio é a música dos que nascem no Planalto Central. Já o pantaneiro prefere o recitativo plangente d'uma Moda de Viola, e o Chamamé chorado de um sanfoneiro. Na Festa do Divino, tem Cururu e Siriri, misturando a religiosidade missionária europeia e a ancestralidade do misticismo tupi; mas em Brasília, a capital que surgiu sem tradição, a linguagem universal do Rock tornou-se a marca de uma nova Geração — Coca-Cola, por que não?
Apresentação do espetáculo grupo :Ginga Tropical.
________________________________________________________
Dia 10 de agosto, domingo, 16h
Concerto: Região Sudeste
O Trenzinho de Villa-Lobos movimenta-se: transmutando a melodia camponesa em música internacional, somou-se aos guaranis e escravizados que protagonizam a ópera de Carlos Gomes. Na Avenida Central, Ernesto Nazareth é o "Rei do Tango", em contraponto com o Samba do Estácio e o Choro suburbano. O Jongo de raiz se dança no morro, e o Lundu espalhou-se pelo país. Nas boates cariocas, a Bossa Nova plasmou do Jazz o sincretismo musical, mas o religioso deu-se nas igrejas do Rio até Minas — do Padre José Maurício a Emerico Lobo de Mesquita.
Apresentação do espetáculo grupo: Ginga Tropical.
SERVIÇO
Data: 01a 10 de agosto de 2025
Local: Teatro II
Endereço: R. Primeiro de Março, 66 - Centro – Rio de Janeiro - RJ.
Horário: Conforme programação
Classificação etária: Livre
O ticketWORK não se responsabiliza por compras efetuadas em canais não oficiais.
Evento organizado por
Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro.
Endereço: R. Primeiro de Março, 66 - Centro, Rio de Janeiro - RJ - 20010-000.
Plataforma de venda ticketWORK
O ticketWORK é uma plataforma que facilita a venda de ingressos, inscrição para eventos, cobrança de contribuições para eventos e a gestão de participantes. Todos os eventos publicados na plataforma estão sob responsabilidade de seus organizadores, uma vez que o ticketWORK não produz tais eventos.