A- A+ Contraste
Acessibilidade

Programa Educativo - Julho

02 jul - 2024 • 09h > 31 jul - 2024 • 19h CCBB BSB - Brasília, DF

Os ingressos devem ser liberados, sempre às 09h no dia  de cada atividade;

Os ingressos são validos até o início de horário da atividade;

Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas no interior da Sala de leitura;

Programação completa em https://ccbb.com.br/brasilia/ccbb-educativo/

SOBRE O EVENTO

O Programa Educativo do CCBB Brasília faz um convite à imersão em um universo cultural diverso e enriquecedor. Abrangendo uma ampla gama de experiências culturais, o programa oferece ao público a oportunidade de explorar, aprender e se inspirar por meio de uma programação repleta de manifestações artísticas e culturais, promovendo, assim, o diálogo e a conexão entre diferentes formas de expressão e visões de mundo.

Sala de Leitura: 9h às 21h, Livre - A Sala de Leitura do Programa Educativo é um dos ambientes mais gostosos aqui no CCBB. É um local aconchegante e cheio de possibilidades para os pequenos. São mais de 200 títulos de literatura infantil e um mundo cheio de histórias! As portas estão abertas e são todos muito bem-vindos para explorar cada cantinho. As famílias podem ler os livros sozinhas ou acompanhar as Rodas de Leitura e História Contada, que acontecem em horários específicos na Sala. Venha conhecer esse espaço mágico e cheio de histórias!

Visita Mediada Agendada: Livre, terça a sexta, às 9h30, 10h, 14h, 15h e 19h: Grupos de escolas, faculdades, instituições, ONGs podem agendar uma visita mediada com o Programa Educativo! Os educadores acompanham o grupo para a exposição desejada, realizando um debate sensível e personalizado sobre as obras. Cada educador do Programa Educativo é responsável por até 20 pessoas. Em cada horário de visita mediada agendada, o Programa Educativo oferece quatro educadores, podendo atender um total de 80 pessoas por horário de visita. 90 minutos.  

                                                                                                                                                                                                                      Visita Mediada: Livre, de terça a domingo, às 11h, 15h, 16h, 18h e 19h: Em uma visita mediada, o visitante se depara com obras que podem ser interpretadas sob a lente crítica da atualidade. Nesse processo, o mediador se apresenta como uma ponte entre o trabalho e o conteúdo histórico artístico exposto, e o visitante. Até 60 minutos.                                

Visita Mediada para Famílias (Edição Férias) – terça a domingo, 10h e 14h - A Visita Mediada para as Famílias segue um roteiro compostos por elementos que sensibilizam os participantes às exposições vigentes. Os participantes visitam as galerias com o mediador, conduzidas pela ludicidade pensando nos bebês e crianças crianças, música e objetos mediadores para aproximar o público as obras.

Roda de Leitura: Livre, terça a domingo, às 9:30h e 13h (Férias Julho): "A Criação do Mundo E outras lendas da Amazônia" - Vera Val; "Sinfonia da Amazônia" e "Brasileirinhos da Amazônia" - Laulau e Laura Beatriz; "Lendas Amazônicas e Outras Histórias Que Você Deveria Conhecer"- Marie Ange Bordas Susana Ventura. Os títulos selecionados para a Roda de Leitura nas Férias são: "Flicts" - Ziraldo, "A vida Secreta das Emoções" – Tina Oziewictz, (Os títulos são uma sugestão de leitura, podendo ser substituídos por outros títulos da Sala de Leitura de acordo com a demanda do público da atividade). 30 minutos.    

História contada - Exposição: Livre, Sábados, domingos e feriados, às 11h e 15h: Tesouros Ancestrais do Peru: "AI APAEC - O herói de Motica" - A lenda de Ai Apaec conta sobre um herói que faz uma longa viajem descobrindo sua conexão com a terra.; Exposição: Amazônia "A Estrela e o Jovem: Lenda do Povo Xavante" - Por Zezé Weiss. Para o povo Xavante as estrelas são olhos de pessoas encantadas que, desde o céu, nos contemplam todas as noites.      

História Contada (Edição Férias) – terças a sextas, 11h e 15h, faixa etária: livre. No mês das férias, a História Contada relembra contos populares por todo Brasil - "A Tromba do Elefante" – "Árvore Generosa" e "A Casa do Urubu". A partir do dia 20/07 os contos - "O sumiço da Noite" - Daniel Munduruku e "A estrela e o Jovem" - Lenda do povo Xavante, também entram na programação.                                                                                                                                                                                                  

Ateliê Bebê: Pequenos Andinos – Faixa Etária: Às 10h: 0 a 1 ano, às 14h: 2 a 3 anos. Sábados, domingos e feriados.  Os bebês e os familiares são conduzidos à apresentação breve introdução à exposição. Os costumes, lendas, vestimentas e comemorações são embalados por canções que contam a história dos trajes utilizados nessa região. Durante as canções e a narração das histórias, os participantes recebem um acessório e ou figurino de trajes típicos, e passam a ser protagonistas do enredo. Ao final será distribuído o material gráfico com bonecos e vestimentas iguais as utilizadas na atividade. As famílias podem compor um novo traje e levar o material para casa. (A entrega do material será feita somente no ateliê das 14h, para crianças de 2 e 3 anos). 30 minutos.                                                                                                                                              

Ateliê Criação: Zines: Histórias Cosmológicas (Amazônia e Tesouros Ancestrais do Peru), faixa etária: 4 a 7 anos. Sábados, domingos e feriados, às 16h. Produção de zines A partir da narração de cosmologias dos povos originários os visitantes são convidados a produzir representações visuais dessas tradições em um suporte de papel dobrável que trabalhe a continuidade e sobreposição das histórias e conhecimentos repassados oralmente. Cosmologias são narradas, destacando seus pontos em comum e certos elementos de referência visual, como por exemplo a figura do gavião para os povos akratikatêjê. A partir dessas narrações, as crianças desenham e fazem colagens sobre um suporte que apresente um esboço pré desenhado de um mapa dos territórios chamados latino-americanos. Como as sobreposições dos desenhos trabalharemos as tradições orais e o acúmulo do conhecimento pelos povos tradicionais. 50 minutos. 

Ateliê Experimentação: Introdução à escultura, faixa etária: 8  a 12 anos - Sábados, domingos e feriados, às 17h. Com moldes em látex e massa feita de gesso os visitantes lidam com os desafios iniciais e a beleza da escultura, resultando na produção de uma pequena máscara aos moldes incas e pré – incas.                                                                       

 Arte Livre: Oficina de Desenho para adultos, faixa etária: a partir de 16 anos. - Sábados, domingos e feriados, 17h30. As oficinas de desenho oferecem um espaço para o aprendizado técnico, onde os participantes podem adquirir conhecimentos sobre diferentes técnicas de desenho, uso de materiais artísticos e composição visual. Isso não apenas amplia o repertório artístico dos participantes, mas também estimula o pensamento crítico e a resolução de problemas. Durante essas oficinas, os participantes têm a oportunidade de explorar sua criatividade, aprimorar suas habilidades artísticas e expressar suas emoções por meio do desenho, as oficinas também representam uma oportunidade de relaxamento e alívio do estresse, já que o ato de desenhar pode ser terapêutico e proporcionar uma pausa na rotina diária. Além disso, a interação social com outros entusiastas do desenho pode promover novas amizades e um senso de comunidade.       

Ateliê Memória: Bordado Livre - Faixa etária: a partir de 40 anos. Sextas, às 17h: Contando memórias de infância, viagens e falando do tempo passado, o público 40+ aprende a dar seus primeiros "pontos livres" em bordado. O Programa Educativo propõe um momento de prática em bordado em pequenos bastidores com linhas coloridas formando desenhos simples. Todos os materiais são oferecidos pelo Programa e cada participante da oficina leva para casa sua produção em bordado livre.                                                              

Oficina Bebê - Quem é o Artista? - Faixa Etária: às 10h: 0 a 1 ano, às 14h: 2 a 3 anos, às quartas. As famílias e os bebês participam da montagem de um painel com elementos das obras do Acervo do Banco do Brasil. Utilizando impressão em imãs e um quadro de metal, os participantes são convidados a fazer uma nova composição, conhecendo obras de artistas como Carybé, Athos Bulcão e Di Cavalcanti.        

Oficina: Retratos (Edição Férias) – terças e quintas, às 17h, a partir dos 4 anos - Utilizando um suporte metálico e peças de folhas imantadas com impressões de pedaços dos retratos produzidos por artistas como: Alon Zaid, Ismael Nery, Vicente do Rego Monteiro, Anita Malfatti, Picasso e A.R.L, os participantes são estimulados a compor um novo retrato. As peças impressas dividem-se entre partes do rosto, como "olhos", "nariz", "cabelo", "boca", e "orelhas", vocabulário pertencente à faixa etária. Brincando com as diferentes cores e formas, as famílias compõe retratos únicos durante a oficina.

 SERVIÇO

Data: 02 a 31/07/2024
Local:
 Sala de leitura
Endereço: 
SCES Trecho 02 Lote 22 Ed. Tancredo Neves. Setor De Clubes Sul. Brasília – DF.
Horário: Verificar a programação
Classificação etária: Verificar a programação

 

O ticketWORK não se responsabiliza por compras efetuadas em canais não oficiais.

 

Evento organizado por

Centro Cultural Banco do Brasil - Brasília.
Endereço:
 SCES Trecho 02 Lote 22 Ed. Tancredo Neves. Setor De Clubes Sul. Brasília – DF.

Plataforma de venda ticketWORK

O ticketWORK é uma plataforma que facilita a venda de ingressos, inscrição para eventos, cobrança de contribuições para eventos e a gestão de participantes. Todos os eventos publicados na plataforma estão sob responsabilidade de seus organizadores, uma vez que o ticketWORK não produz tais eventos.