A- A+ Contraste
Acessibilidade

Programa Educativo - Novembro

01 nov - 2024 • 09h > 30 nov - 2024 • 21h CCBB BSB - Brasília, DF

Os ingressos devem ser liberados, sempre às 09h no dia  de cada atividade; 

Os ingressos são validos até o início de horário da atividade; 

Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas no interior da Sala de leitura;

Programação completa em https://ccbb.com.br/brasilia/ccbb-educativo/

 

Para participar da Visita Mediada PAS, o visitante deve retirar o ingresso para um dos horários disponíveis de Visita Mediada e manifestar seu interesse pela visita direcionada do PAS na sala do Programa Educativo. No caso de agendamentos de grupos, a opção para a Visita Mediada PAS será disponibilizada através do e-mail de solicitação do agendamento: [email protected]


SOBRE O EVENTO

O Programa Educativo do CCBB Brasília faz um convite à imersão em um universo cultural diverso e enriquecedor. Abrangendo uma ampla gama de experiências culturais, o programa oferece ao público a oportunidade de explorar, aprender e se inspirar por meio de uma programação repleta de manifestações artísticas e culturais, promovendo, assim, o diálogo e a conexão entre diferentes formas de expressão e visões de mundo.  

                                                                                                          

Sala de Leitura
De terça a domingo, das 9h às 21h. Entrada gratuita, com retirada de ingresso. Livre
Descubra o mundo da literatura infantil na Sala de Leitura do CCBB Brasília, um espaço gratuito e acolhedor criado especialmente para famílias e crianças. Com mais de 200 títulos, esse é o lugar perfeito para encontros e aventuras literárias. Para vivenciar momentos de fantasia e aprendizado na Sala de Leitura, basta retirar o seu ingresso no site ou na bilheteria.        
Visita Mediada Agendada
De terça a sexta, das 9h30 às 19h. Livre.
Grupos de escolas, faculdades, instituições, ONGs podem agendar uma visita mediada com o Programa Educativo! Os educadores acompanham o grupo para a exposição desejada, realizando um debate sensível e personalizado sobre as obras. Cada educador do Programa Educativo é responsável por até 20 pessoas. Em cada horário de visita mediada agendada, o Programa Educativo oferece quatro educadores, podendo atender um total de 80 pessoas por horário de visita. Horários de agendamento: 9h30, 10h, 14h, 15h e 19h 90 minutos.   
Visita Mediada
De terça a domingo, das 10h às 19h . Livre.
Em uma visita mediada, o visitante se depara com obras que podem ser interpretadas sob a lente crítica da atualidade. Nesse processo, o mediador se apresenta como uma ponte entre o trabalho e o conteúdo histórico artístico exposto, e o visitante. Horários da visita: 10h, 11h, 14h, 15h, 16h, 18h e 19h. Até 60 minutos.         
Visita Mediada PAS
De terça a domingo, das 10h às 19h. Livre.
Na Visita Mediada PAS, os estudantes têm a oportunidade de participar de uma visita orientada à Coleção de Arte Banco do Brasil. Durante a visita, serão promovidas discussões direcionadas que facilitam a conexão entre o conteúdo da exposição e os temas abordados no PAS (Programa de Avaliação Seriada da UnB), oferecendo uma compreensão mais integrada e ativa.
Para participar da Visita Mediada PAS, o visitante deve retirar o ingresso da Visita Mediada e manifestar seu interesse pela visita direcionada do PAS na sala do Programa Educativo. No caso de agendamentos de grupos, a opção para a Visita Mediada PAS será disponibilizada através do e-mail de solicitação do agendamento: [email protected] . Horários da visita: 10h, 11h, 14h, 15h, 16h, 18h e 19h Duração até 60 minutos.
Visita Mediada em Família
Sábados, domingos e feriados, às 10h e 14h. Livre.
A Visita Mediada em Família oferece uma experiência especial para explorar as galerias de arte. Em um horário exclusivo, pensado especialmente para proporcionar momentos de interação e aprendizado entre pais e filhos, os mediadores acompanham os visitantes e oferecem um novo olhar às exposições. Crie memórias inesquecíveis em família em um ambiente acolhedor e cheio de cultura. Duração até 60 minutos.
Roda de Leitura
Sábado, domingo e feriados, às 9:30h, 13h e 16h. Livre.

Livros:
Até 10/11
Zerbini
- "Da minha janela", Otávio Júnior, Companhia das Letrinhas.
-"O quadro", Maria Isabel Vergara

A partir do dia 15/11
Novembro – Consciência Negra e Lélia González
"A África que você fala", Claudio Fragata e Maurício Negro.
"Quanta África tem no dia de alguém", Renata Fernandes e Fernanda Rodrigues.
"Abecedário Afro de Poesia", Silvio Costa e Fernando Tangi.
"Amoras", Emicida.
(Os títulos são uma sugestão de leitura, podendo ser substituídos por outros títulos da Sala de Leitura de acordo com a demanda do público da atividade.)
História Contada
Sábados, domingos e feriados, às 11h, 15h e às 16h30. Livre.
Até 10/11
11h - "O menino de todas as cores" 
Miguel nasceu em uma cidade onde tudo era branco, feito açúcar, como as nuvens e também os dentes. Miguel era curioso e um dia ele decidiu partir para uma aventura conhecendo outros lugares, encontrando amigos muito diferentes de onde ele morava. O menino descobre a cada passagem uma nova cor e novas formas de ver o mundo.
15h - "O conto de WANG-FO"
Um pintor muito conhecido na China chamado Wanf-Fo, impressionava a todos que viam suas pinturas. Os comentários eram de que as pinturas ganhavam vida! Certa vez, o pintor foi surpreendido com a chegada de dois soldados que prendem o pintor a pedido de um rei. Wang-Fo sem saber do seu destino, começa a fazer uma pintura misteriosa.
16h30 - "O menino de todas as cores"
Miguel nasceu em uma cidade onde tudo era branco, feito açúcar, como as nuvens e também os dentes. Miguel era curioso e um dia ele decidiu partir para uma aventura conhecendo outros lugares, encontrando amigos muito diferentes de onde ele morava. O menino descobre a cada passagem uma nova cor e novas formas de ver o mundo.

A partir do dia 15/11
11h - "Ubuntu"
Eu sou porque nós somos: lenda sobre coletividade, igualdade e cooperação. Ao serem desafiadas a disputar um único prêmio, um grupo de crianças surpreende ao encontrar uma solução em que todos ganham.
15h - "Uma história de Exu"
Exu andava pelo mundo em busca de novidades. Ao anoitecer, buscou abrigo nas casas dos animais que encontrou pelo caminho. Todas as famílias que encontrou eram iguais. Na família do macaco, todos eram macacos. Na família do elefante, todos eram elefantes. Até que um animal surpreendeu Exu com sua diversidade e criatividade, tornando-se seu favorito!
16h30 – "Ubuntu"
Oficina Bebê – Bolhas Coloridas
Faixa Etária: às 10h: 0 a 1 ano, às 14h: 2 a 3 anos, às quartas.
Misturar cores e criar bolhas gigantes! Os bebês descobrem a mistura das cores primárias utilizando água colorida. Para misturar, os bebês mergulham os pezinhos na água colorida e juntos dançam sobre um suporte misturando as cores. Após a dança, as famílias experimentam as cores em forma de bolhas gigantes, brincando nos jardins do CCBB. 
Ateliê Bebê
Faixa Etária: Às 10h: 0 a 1 ano, às 14h: 2 a 3 anos. Sábados, domingos e feriados. Livre.

Até 12/10
Pinturas Brincantes
Faixa Etária: Às 10h: 0 a 1 ano, às 14h: 2 a 3 anos. Sábados, domingos e feriados. Livre.
Os bebês e as famílias experienciam criar uma paisagem em coletivo utilizando materiais diversos. Nessa obra não teremos tela e nem pincel! Vamos explorar a criação com tinta e plástico bolha, espuma, escova, luva, entre outros. Cantando e dançando enquanto descobrimos cores, formas e sensações pintando em coletivo.

A partir do dia 15/11
Mês dos Músicos
Ciranda de Roda
Celebrando o mês dos músicos, o Educativo propõe um momento para que responsáveis e bebês possam cantar juntos as canções de ciranda que aprendemos na infância! Acompanhados por instrumentos de percussão, o grupo aproveita para enaltecer as músicas infantis populares brasileiras!
Ateliê Criação
Faixa etária: 4 a 7 anos. Sábados, domingos e feriados, às 16h.
 
Até 10/11
Paisagens Cambiantes
Inspirados nas paisagens de Luiz Zerbini, o ateliê criação convida para uma nova forma de desenhar nossos arredores. Os pequenos procuraram paisagens escondidas, nas sombras para com papéis e pincéis desenhar aquilo que se projeta.

A partir do dia 15/11
Novembro - Consciência Negra e Lélia González
Cores de Pele
No mês da Consciência Negra, o Educativo propõe para crianças de 4 a 7 anos a oficina “Cores de Pele”. Nesta atividade, as crianças são convidadas a descobrir as cores de suas peles. Misturando as cores primárias, elas exploram a diversidade de tons de pele, desmistificando a ideia de que existe uma única "cor de pele".
Ateliê Experimentação
Faixa etária: 8  a 12 anos - Sábados, domingos e feriados, às 17h. 
Até 10/11
Monotipia
É tempo de sol! E no Programa Educativo, os educadores aproveitam o clima para oferecer atividade de impressão em monotipia. Técnica utilizada por Zerbini, artista exposto nas galerias de arte do CCBB. Crianças a partir de 8 anos utilizam elementos da natureza como folhas e galhos como matrizes de gravura. O resultado é a impressão das formas e texturas encontradas na natureza compondo uma narrativa visual criada pela própria criança.

A partir do dia 15/11
Novembro - Consciência Negra e Lélia González
A África que Vive em Mim
Dialogando com a mostra Lélia González e o conceito de "Pretuguês", esta atividade convida os participantes a explorar as heranças africanas presentes em nosso cotidiano. Vamos investigar influências na língua, na moda, na culinária e até mesmo na arquitetura brasileira. Um mural colaborativo intitulado "Nosso Pretuguês" será criado, onde serão expostos cards com as palavras identificadas ao longo da atividade. Em seguida, os participantes terão a oportunidade de criar amuletos de madeira decorados com adinkras (símbolos africanos) que refletem essa rica herança na arquitetura do Brasil, além de escreverem suas palavras favoritas nos amuletos.
Oficina Expressão: Jogos de Tabuleiros
Faixa etária: 12 a 18 anos – Sextas, às 17h.
A Sala de Leitura do Educativo abriu as portas para os jogos de tabuleiros! A arte sempre esteve presente nos jogos coletivos. Artistas como Duchamp e Mondrian criaram obras influenciados por jogos. Os educadores do Educativo apresentarão alguns tabuleiros e cartas, mostrando como as narrativas visuais podem ser construídas em diferentes suportes. Público de todas as idades, especialmente os adolescentes, são bem-vindos às sextas feiras para trazer seus jogos ou utilizar os que estão disponíveis no Ateliê de Artes, como Dixit e Xadrez.
Ateliê Memória: Bonecas com Histórias
Faixa etária: a partir de 40 anos. Quintas, às 17h.

Neste ateliê, os educadores convidam o público 40+ a criar bonecas a partir da técnica de fuxico. Utilizando tecidos de algodão colorido e estampado, acrilon para preencher o corpo, lã para fazer os cabelos e marcadores hidrográficos para criar as expressões faciais, o público poderá fazer lindas bonecas para brincar ou presentear alguém. Duração: até 60 minutos.
Arte Livre: Oficina de Desenho para adultos
Faixa etária: a partir de 16 anos. - Sábados, domingos e feriados, 17h30.
As oficinas de desenho oferecem um espaço para o aprendizado técnico, onde os participantes podem adquirir conhecimentos sobre diferentes técnicas de desenho, uso de materiais artísticos e composição visual. Isso não apenas amplia o repertório artístico dos participantes, mas também estimula o pensamento crítico e a resolução de problemas. Durante essas oficinas, os participantes têm a oportunidade de explorar sua criatividade, aprimorar suas habilidades artísticas e expressar suas emoções por meio do desenho, as oficinas também representam uma oportunidade de relaxamento e alívio do estresse, já que o ato de desenhar pode ser terapêutico e proporcionar uma pausa na rotina diária. Além disso, a interação social com outros entusiastas do desenho pode promover novas amizades e um senso de comunidade.
Diálogos e Saberes: Cantos da Gamba. Quarta-feira dia 27/11, às 16h. Livre.
Em comemoração ao Dia do Músico, o Educativo apresenta um musical pedagógico de viola da gamba, especialmente para alunos e professores da rede pública! Os músicos convidados, da classe de viola da gamba da Escola de Música de Brasília, sob a direção do professor Gustavo Freccia, tocarão e dialogarão com o público sobre músicas da Renascença. A viola da gamba é um instrumento de corda híbrido, que se assemelha a uma mistura de violão com violoncelo. Grande parte de seu repertório é para conjunto, onde a família da viola da gamba interpreta as vozes como em um coral. Seu timbre é doce e seu repertório, repleto de sutilezas, é apropriado para performances em pequenos espaços. Gustavo Weiss Freccia, músico (gambista e cantor), ensina viola da gamba na Escola de Música de Brasília. Ele é doutor em Performances Culturais e mestre em Música/Canto pela Universidade Federal de Goiás, além de possuir Licenciatura em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Duração: até 45 minutos.

Sarau Noites de Terror. Sexta, 01/11 às 19h. Livre.
Em 31 de outubro, comemoramos o Dia das Bruxas e o Dia do Saci. Por isso, a equipe do Programa Educativo propõe a realização de um Sarau com o tema "Terror" para o público infantojuvenil, no qual os educadores contarão contos populares relacionados a essa temática. Sinopse dos contos:
Pisadeira
História do Folclore Brasileiro. A tristeza e a apatia atraem a Pisadeira, que corre pelos telhados à noite em busca de vítimas que possam alimentá-la.
A Mulher do Algodão Doce
De Fernandes Elesban. Um grupo de alunos comete uma travessura que leva à morte de sua professora. Para esconder esse segredo, eles decidem começar uma nova vida, mas essa dívida será cobrada.
Matinta Pereira
História do Folclore Brasileiro. Também conhecida como Coruja-rasga-mortalha, Matinta Pereira é uma mulher durante o dia e um pássaro à noite. Ela entra nas casas das pessoas sem convite e bagunça suas vidas.

 

SERVIÇO

Data: 01 a 30/11/2024
Local: Conferir a programação
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 Ed. Tancredo Neves. Setor De Clubes Sul. Brasília – DF.
Horário: Verificar a programação
Classificação etária: Livre

Direito à Meia-Entrada

Conforme a Lei Federal nº 12.933, de 26 de dezembro de 2013, e a Lei Distrital nº 3.520, de 03 de janeiro de 2005, têm direito à meia-entrada nos eventos realizados no CCBB Brasília:

·        Estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino públicas ou privadas;

·        Idosos com idade igual ou superior a 60 anos;

·        Pessoas com deficiência e, quando necessário, seus acompanhantes;

·        Jovens de 15 a 29 anos inscritos no CadÚnico;

·        Profissionais da saúde do sistema público e privado do Distrito Federal, conforme a Lei Distrital nº 7.132, de 17 de maio de 2022.

Para usufruir do benefício, é necessário apresentar um documento de identidade e, conforme o caso, a documentação comprobatória específica, como carteirinha de estudante, documento de identidade do idoso, ou carteira funcional para profissionais da saúde.

Os clientes Ourocard também fazem jus ao desconto de 50% no valor do ingresso, mediante compra com o referido cartão. Procon 151 e Ministério Público DF 0800 644 9500 ou 127 (ligação gratuita)

O ticketWORK não se responsabiliza por compras efetuadas em canais não oficiais.

Evento organizado por

Centro Cultural Banco do Brasil - Brasília.
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 Ed. Tancredo Neves. Setor De Clubes Sul. Brasília – DF.
Abrir no 
Google Maps.

Plataforma de venda ticketWORK

 

O ticketWORK é uma plataforma que facilita a venda de ingressos, inscrição para eventos, cobrança de contribuições para eventos e a gestão de participantes. Todos os eventos publicados na plataforma estão sob responsabilidade de seus organizadores, uma vez que o ticketWORK não produz tais eventos.