A- A+ Contraste
Acessibilidade

PROGRAMA EDUCATIVO - Outubro

01 out - 2024 • 09:30h > 31 out - 2024 • 19h CCBB BSB - Brasília, DF

Os ingressos devem ser liberados, sempre às 09h no dia  de cada atividade; 

Os ingressos são validos até o início de horário da atividade;

Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas no interior da Sala de leitura;

Programação completa em https://ccbb.com.br/brasilia/ccbb-educativo/

 

Para participar da Visita Mediada PAS, o visitante deve retirar o ingresso para um dos horários disponíveis de Visita Mediada e manifestar seu interesse pela visita direcionada do PAS na sala do Programa Educativo. No caso de agendamentos de grupos, a opção para a Visita Mediada PAS será disponibilizada através do e-mail de solicitação do agendamento: [email protected] .

 

SOBRE O EVENTO

 

O Programa Educativo do CCBB Brasília faz um convite à imersão em um universo cultural diverso e enriquecedor. Abrangendo uma ampla gama de experiências culturais, o programa oferece ao público a oportunidade de explorar, aprender e se inspirar por meio de uma programação repleta de manifestações artísticas e culturais, promovendo, assim, o diálogo e a conexão entre diferentes formas de expressão e visões de mundo.  

 

Sala de Leitura

De terça a domingo, das 9h às 21h. Entrada gratuita, com retirada de ingresso. Livre

Descubra o mundo da literatura infantil na Sala de Leitura do CCBB Brasília, um espaço gratuito e acolhedor criado especialmente para famílias e crianças. Com mais de 200 títulos, esse é o lugar perfeito para encontros e aventuras literárias. Para vivenciar momentos de fantasia e aprendizado na Sala de Leitura, basta retirar o seu ingresso no site ou na bilheteria.

 

Visita Mediada Agendada

De terça a sexta, das 9h30 às 19h. Livre.

Grupos de escolas, faculdades, instituições, ONGs podem agendar uma visita mediada com o Programa Educativo! Os educadores acompanham o grupo para a exposição desejada, realizando um debate sensível e personalizado sobre as obras. Cada educador do Programa Educativo é responsável por até 20 pessoas. Em cada horário de visita mediada agendada, o Programa Educativo oferece quatro educadores, podendo atender um total de 80 pessoas por horário de visita. 90 minutos.

 

Visita Mediada

De terça a domingo, das 10h às 19h . Livre.

Em uma visita mediada, o visitante se depara com obras que podem ser interpretadas sob a lente crítica da atualidade. Nesse processo, o mediador se apresenta como uma ponte entre o trabalho e o conteúdo histórico artístico exposto, e o visitante. Até 60 minutos.

 

Visita Mediada PAS

De terça a domingo, das 10h às 19h. Livre.

Na Visita Mediada PAS, os estudantes têm a oportunidade de participar de uma visita orientada à Coleção de Arte Banco do Brasil. Durante a visita, serão promovidas discussões direcionadas que facilitam a conexão entre o conteúdo da exposição e os temas abordados no PAS (Programa de Avaliação Seriada da UnB), oferecendo uma compreensão mais integrada e ativa.

Para participar da Visita Mediada PAS, o visitante deve retirar o ingresso para um dos horários disponíveis de Visita Mediada e manifestar seu interesse pela visita direcionada do PAS na sala do Programa Educativo. No caso de agendamentos de grupos, a opção para a Visita Mediada PAS será disponibilizada através do e-mail de solicitação do agendamento: [email protected] . Duração até 60 minutos.

 

Visita Mediada em Família

Sábados, domingos e feriados, às 10h e 16h. Livre.

A Visita Mediada em Família oferece uma experiência especial para explorar as galerias de arte. Em um horário exclusivo, pensado especialmente para proporcionar momentos de interação e aprendizado entre pais e filhos, os mediadores acompanham os visitantes e oferecem um novo olhar às exposições. Crie memórias inesquecíveis em família em um ambiente acolhedor e cheio de cultura. Duração até 60 minutos.

 

Roda de Leitura

Sábado, domingo e feriados, às 9:30h, 13h e 16h. Livre.

Livros:

Natureza Urbana

- ""Nunca acontece nada na minha rua"" - Ellen Raskin;

- ""O homem que amava caixas"" - Stephen M. king;

- ""Monstro Azul ""- Olga de Dios.

Zerbini

- ""Da minha janela"", Otávio Júnior, Companhia das Letrinhas.

-""O quadro"", Maria Isabel Vergara

(Os títulos são uma sugestão de leitura, podendo ser substituídos por outros títulos da Sala de Leitura de acordo com a demanda do público da atividade.)

 

História Contada

Sábados, domingos e feriados, às 11h, 15h e às 17h. Livre.

11h - ""O menino de todas as cores"" 

Miguel nasceu em uma cidade onde tudo era branco, feito açúcar, como as nuvens e também os dentes. Miguel era curioso e um dia ele decidiu partir para uma aventura conhecendo outros lugares, encontrando amigos muito diferentes de onde ele morava. O menino descobre a cada passagem uma nova cor e novas formas de ver o mundo.

15h - "O conto do pintor mágico"
Um pintor muito conhecido no Brasil, impressionava a todos com suas famosas pinturas. Os
comentários eram que suas obras ganhavam vida! Certa vez, o pintor foi surpreendido com um
mandado de prisão! Sem saber seu destino, o pintor pede para fazer uma pintura misteriosa.
 

17h - ""O menino de todas as cores""

Miguel nasceu em uma cidade onde tudo era branco, feito açúcar, como as nuvens e também os dentes. Miguel era curioso e um dia ele decidiu partir para uma aventura conhecendo outros lugares, encontrando amigos muito diferentes de onde ele morava. O menino descobre a cada passagem uma nova cor e novas formas de ver o mundo.

 

"Oficina Bebê – Bolhas Coloridas

Faixa Etária: às 10h: 0 a 1 ano, às 14h: 2 a 3 anos, às quartas. Misturar cores e criar bolhas gigantes! Os bebês descobrem a mistura das cores primárias utilizando água colorida. Para misturar, os bebês mergulham os pezinhos na água colorida e juntos dançam sobre um suporte misturando as cores. Após a dança, as famílias experimentam as cores em forma de bolhas gigantes, brincando nos jardins do CCBB.

 

Ateliê Bebê: Cidade das Cores

Faixa Etária: Às 10h: 0 a 1 ano, às 14h: 2 a 3 anos. Sábados, domingos e feriados. Livre.

Que mensagem se escondem nos espaços urbanos? Quais as cores das cidades? E se pudéssemos redesenhar a cidade em que moramos? O ateliê bebê ""cidade das cores"" convida os pequenos a descobrirem e imaginarem a cidade em que vivem! Em um espaço imersivo que reproduz a arquitetura brasiliense, os bebês serão estimulados a reconfigurar o espaço, a colori-lo e reflorestá-lo. Serão disponibilizadas reproduções da arquitetura feitas na escala dos pequenos para que possamos estimular o reconhecimento e a inteligência espacial, e pensar como remodelar a cidade!

 

(A partir do dia 12/10)

Ateliê Bebê - Pinturas Brincantes

Faixa Etária: Às 10h: 0 a 1 ano, às 14h: 2 a 3 anos. Sábados, domingos e feriados. Livre.

Os bebês e as famílias experienciam criar uma paisagem em coletivo utilizando materiais diversos. Nessa obra não teremos tela e nem pincel! Vamos explorar a criação com tinta e plástico bolha, espuma, escova, luva, entre outros. Cantando e dançando enquanto descobrimos cores, formas e sensações pintando em coletivo.

 

Ateliê Criação: Paisagens Cambiantes

Faixa etária: 4 a 7 anos. Sábados, domingos e feriados, às 16h. 

Inspirados nas paisagens de Luiz Zerbini, o ateliê criação convida para uma nova forma de desenhar nossos arredores. Os pequenos procuraram paisagens escondidas, nas sombras para com papéis e pincéis desenhar aquilo que se projeta.

 

Ateliê Experimentação: Monotipia

Faixa etária: 8  a 12 anos - Sábados, domingos e feriados, às 17h. 

É tempo de sol! E no Programa Educativo, os educadores aproveitam o clima para oferecer atividade de impressão em monotipia. Técnica utilizada por Zerbini, artista exposto nas galerias de arte do CCBB. Crianças a partir de 8 anos utilizam elementos da natureza como folhas e galhos como matrizes de gravura. O resultado é a impressão das formas e texturas encontradas na natureza compondo uma narrativa visual criada pela própria criança.

 

Oficina Expressão: Jogos de Tabuleiros

Faixa etária: 12 a 18 anos – Quintas, às 17h.

A partir de outubro a Sala de Leitura do Educativo abre as portas para os jogos de tabuleiros! A arte sempre esteve presente nos jogos coletivos. Artistas como Duchamp e Mondrian criaram obras influenciados por jogos. Os educadores do Educativo apresentam alguns tabuleiros e cartas, apresentando como as narrativas visuais podem ser construídas em diferentes suportes. Público de todas as idades, especialmente os adolescentes, são bem-vindos às quintas feiras para trazer seus jogos ou utilizar os que estão disponíveis no Ateliê de Artes, como Dixit e Xadrez.

 

Ateliê Memória: Escrita Criativa

Faixa etária: a partir de 40 anos. Sextas, às 17h.

Os educadores convidam os participantes a escreverem! Para despertar a conversa, o educador propõe a pergunta: “Qual a história do seu nome?”. Este tipo de pergunta ajuda os participantes a resgatarem memórias antigas. A partir de uma roda de conversa sobre suas memórias afetivas, o grupo será instigado a escrever um mini conto. Após a redação, o grupo apresenta em voz alta suas produções. Duração: até 60 minutos.

 

Arte Livre: Oficina de Desenho para adultos

Faixa etária: a partir de 16 anos. - Sábados, domingos e feriados, 17h30.

As oficinas de desenho oferecem um espaço para o aprendizado técnico, onde os participantes podem adquirir conhecimentos sobre diferentes técnicas de desenho, uso de materiais artísticos e composição visual. Isso não apenas amplia o repertório artístico dos participantes, mas também estimula o pensamento crítico e a resolução de problemas. Durante essas oficinas, os participantes têm a oportunidade de explorar sua criatividade, aprimorar suas habilidades artísticas e expressar suas emoções por meio do desenho, as oficinas também representam uma oportunidade de relaxamento e alívio do estresse, já que o ato de desenhar pode ser terapêutico e proporcionar uma pausa na rotina diária. Além disso, a interação social com outros entusiastas do desenho pode promover novas amizades e um senso de comunidade.

 

Aulas de Desenho para crianças  – Sábados e domingos, Faixa Etária: 5 a 7 anos às 14h30, 8 a 10 anos às 16h,  10 a 12 anos às 17h30. Livre.

Durante o mês das crianças, o Programa Educativo oferece aulas de desenho para crianças de todas as idades! A ilustradora e arte-educadora Júlia Bonfim leciona aulas de desenho nos finais de semana de outubro, totalizando 24 aulas abertas no mês! De acordo com a ilustradora, em suas aulas no CCBB, a prática passa por um estudo de formatos da natureza, suas cores, luz e sombra, e as crianças desenham, dando cor e volume para qualquer ideia. Júlia Bonfim Lepori é artista visual, arte-educadora e professora de desenho e pintura. Em suas obras, a artista tem preferência pelas técnicas de ilustração e pintura, tendo a infância eterna como um de seus motes.

 

Oficina Show: Einstein Jr, Sábado, 19/10, às 17h. Livre.

Prepare-se para um Dia das Crianças Inesquecível, com muita CIÊNCIA no CCBB! Nosso evento especial no CCBB trará uma oficina-show repleta de experiências emocionantes: desde experimentos congelantes e espumas gigantes até líquidos misteriosos e magnetismo fascinante! O objetivo é encantar famílias e crianças com demonstrações científicas de verdade, tornando a ciência acessível, divertida e inspiradora. A apresentação será conduzida pelas Professoras Sarah Brum e Andressa Vasques, ambas professoras e pesquisadoras do Instituto de Química da

UnB e idealizadoras do Projeto Einstein Jr.

Einstein Jr. (@einsteinjuniorx) é uma startup sediada no Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UnB (CDT) e, há 9 anos, desenvolve projetos incríveis que utilizam experimentos científicos simples para estimular o aprendizado de crianças e jovens. Não perca essa oportunidade de mergulhar no fascinante mundo da ciência e despertar a curiosidade dos pequenos cientistas! Duração: até 45 minutos.

 

Sarau Professores Poetas. Sexta, 25/10 às 19h30. Livre.

No mês do Dia do Professor, o Programa Educativo convida dois professores universitários, amigos e poetas da cidade de Brasília: João Bosco Bezerra e Alexandre Pilati. Ambos produzem, paralelamente à docência, poesias e cordéis.

Alexandre Pilati nasceu em Brasília em 1976. É poeta, crítico literário e professor de literatura. Alexandre Pilati nasceu em Brasília em 1976. Lançou seu primeiro livro de poesia em 2004 e de lá pra cá publicou mais seis coletâneas de poemas, entre as quais se destaca _Tangente do cobre_ (Laranja Original, 2020), com o qual venceu o Prêmio Candango de Literatura em 2022. Seu livro mais recente é -Terra calada e outros poemas de distâncias (Caravana, 2023). Tem poemas publicados em várias antologias e revistas literárias. Mantém o site www.alexandrepilati.com para a divulgação de seus trabalhos.

João Bosco Bezerra Bonfim é poeta e pesquisador; autor de 28 livros, entre poesia, cordéis, infantojuvenis e ensaios. Romance do Vaqueiro Voador (Callis, 2004); in feito (Ed. do Autor, 2009); e A Botija Encantada (DCL, 2016) são três desses títulos. Com doutorado em Linguística em que pesquisou o cordel, ministra oficinas de letramento literário – de cordel, poesia e narrativas – e é também curador de eventos literários, como a Jornada Literária do DF (1ª edição em 2016, com patrocínio do FAC-DF); e Poesia em Voz Alta (1ª edição em 2016, em parceria com a Associação Nacional de Escritores/FACDF). Cearense, nascido em Novo Oriente (1961), reside em Brasília desde 1972.

 

SERVIÇO

Data: 01 a 31/10/2024
Local: Conferir a programação
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 Ed. Tancredo Neves. Setor De Clubes Sul. Brasília – DF.
Horário: Conferir a programação
Classificação etária: Livre

 

O ticketWORK não se responsabiliza por compras efetuadas em canais não oficiais.

 

Evento organizado por

Centro Cultural Banco do Brasil - Brasília.
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 Ed. Tancredo Neves. Setor De Clubes Sul. Brasília – DF.

Plataforma de venda ticketWORK

O ticketWORK é uma plataforma que facilita a venda de ingressos, inscrição para eventos, cobrança de contribuições para eventos e a gestão de participantes. Todos os eventos publicados na plataforma estão sob responsabilidade de seus organizadores, uma vez que o ticketWORK não produz tais eventos.