saveTicketsToLocalStorage()"
@load-tickets-from-local-storage.window="event => loadTicketsFromLocalStorage()">
TEATRO - MIACENA - EVENTOS INTERNOS: CCBB PRÉDIO HISTÓRICO
22 out - 2025 • 18h > 01 nov - 2025 • 17h CCBB SP - São Paulo, SP
Atenção:
obs: Ingressos liberados na bilheteria 1 horas antes do início do evento.
- Todos os visitantes devem possuir ingressos para acessar os eventos.
- Crianças menores de 3 anos não pagam ingresso.
- Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas no interior das galerias do CCBB.
- Planeje sua visita com pequena quantidade de pertences.
- Van - ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há uma parada no Metrô República.
- Funcionamento a partir das 12 horas.
- Clique aqui e leia atentamente as normas de visitação do CCBB, para a segurança de visitantes e colaboradores.
SOBRE O EVENTO:
Sinopse:
Com programação que integra artes cênicas e cidade, a 2ª edição da MIACENA – Mostra Internacional de Artes Cênicas em Espaços Não Convencionais e Alternativos acontece de 22 de outubro a 1º de novembro de 2025, no centro histórico de São Paulo e em outros pontos da capital.
Idealizada por André Acioli e Dani Angelotti, a mostra promove encontros entre arte e vida urbana, com ações formativas sobre Economia e Cultura Circular, e abre espaço para trabalhos em processo, incentivando a troca com o público. “A MIACENA parte do princípio de que a cidade é também um palco e um espaço de convivência. Ao ocupar bares, praças, museus e outros locais não convencionais, convidamos o espectador a perceber a arquitetura, a memória e os fluxos cotidianos como parte ativa da cena”, destacam os idealizadores.
A curadoria convidada, formada por Celso Curi, Federico Irazábal, Malu Barsanelli e Wesley Kawai, selecionou 40 atrações entre mais de 400 propostas inscritas, com espetáculos nacionais e internacionais em diálogo direto com ruas, praças, prédios e espaços alternativos.
Serviços:
Data: 22/10 á 01/11/2025
Local: Mezanino / Auditório / Cinema
Duração: consultar programação
Classificação indicativa: consultar programação
Entrada gratuita – Ingressos na bilheteria do CCBB (sujeito a lotação).
Local: Mezanino / Auditório / Cinema
Duração: consultar programação
Classificação indicativa: consultar programação
Entrada gratuita – Ingressos na bilheteria do CCBB (sujeito a lotação).
PROGRAMAÇÃO:
22/10, quarta, às 18h | Prefiro às Quartas - Work Progress: Período da pandemia. Todos ansiosos para voltarem à cena. A partir de um grande desejo de trabalharem juntos, a atriz, dramaturga e diretora Clarice Niskier convida Elias Andreato. Nesta conversa Andreato provoca Niskier de escrever contos e com isso se iniciam encontros poéticos - on-line - todas quartas. Niskier e Andreato, entrecortado pela trilha sonora original de José Maria Braga, convida o espectador a um exercício de raciocínio e percepção por meio dos jogos de palavras. Os diálogos ligeiros convidam a um exercício de reflexão por meio do que não é dito. A leitura/apresentação é uma mostra do processo de criação para a encenação dos contos - “Fios de Cobre”, “Manhãs Transparentes”, “A Moça e o Professor”, “Café Azul” e “O Mundo Hoje". CCBB - Auditório. Com: Clarice Niskier e Elias Andreato. Texto: Clarice Niskier. Direção: André Acioli. Duração: 60 minutos. Classificação: Livre.
23/10, quinta, às 18h | Autópsia: Dois artistas ensaiam um espetáculo sobre Lola, mulher trancada em casa durante uma pandemia mundial. Só e frágil, inicia uma “autópsia” de si mesma, criando uma realidade paralela em que o homem dos seus sonhos a visita e altera seu cotidiano. CCBB - Auditório. Com: Lena Roque e Luciano Chiroli. Direção: Lena Roque. Duração: 60 minutos. Classificação: 14 anos.
24/10, sexta, às 19h | A Língua em Pedaços: A companhia Teatro Livre desembarca mais uma vez em São Paulo agora com o texto espanhol A Língua em Pedaços, onde o autor Juan Mayorga recria um diálogo fictício entre Teresa d’Ávila e um inquisidor. Baseando-se no Livro da Vida desta reformadora da Igreja do século XVI, Mayorga envolve-nos no conflito entre a razão e a verdade do sentir, entre duas percepções do divino. A ação situa-se na cozinha do mosteiro de São José, pois “entre tachos e panelas está Deus”. O Inquisidor chega para encerrar a casa, a que Teresa, de forma rebelde, chama Mosteiro, lançando uma sombra ameaçadora sobre a busca de Teresa por conexão espiritual. “Nunca tem dúvidas, Teresa?”. Essa sombra leva-a a questionar-se sobre o significado da sua devoção e da sua própria existência, deixando o espectador em suspenso sobre a conclusão deste encontro. CCBB - Auditório. Com: Luisa Ortigoso e Beto Coville - Companhia Teatro Livre
Direção: Carla Chambel. Duração: 60 minutos. Classificação: 12 anos.
25/10, sábado, 12h | A Casa do Poeta: Intervenção em formato lambe-lambe com teatro de sombras e narração do poema “O Menino que carregava água na peneira”, de Manoel de Barros. A experiência íntima convida o público a vivenciar poesia por meio da visão, do som, do tato e do olfato. CCBB - Térreo. Com: Rosana Serra e Neto Medeiros. Duração: 60 minutos (3 minutos cada participante). Classificação: Livre.
25/10, sábado, 14h às 16h20 | Escuto Centenas de Casos de Amor: Uma performance que transforma a mesa de bar/café em palco de memórias e encontros. Entre copos e canções, pessoas revelam suas histórias de amor, acolhidas pelo garçom que escuta corações partidos e realizados. A performance tem a duração do tempo da história do espectador. CCBB - Café Girondino. Com Elton Gomes Fernandes da Silva. Classificação: 16 anos.
26/10, domingo, 13h | Estou bem aqui e lembrei de você: O espetáculo é um áudio tour ficcional que convida o público a caminhar pelas ruas da cidade. Equipados com fones de ouvido e três envelopes, os ouvintes/espectadores seguem um áudio que revela memórias e reflexões de uma neta que revisita os passos de sua avó. Ao abrir os envelopes durante a caminhada, o público se envolve em pequenas tarefas e jogos que evocam lembranças e modificam a percepção do espaço ao seu redor. CCBB - Térreo. Com: Em Banco Coletivo. Texto: João Lírio e Marcus Di Bello Direção: Marcus Di Bello. Duração: 35 minutos. Classificação: Livre.
29/10, quarta, 11h | Ação formativa - CULTURA CIRCULAR: UPCYCLING: A sustentabilidade nos processos criativos não se limita aos resíduos, mas também à reutilização e ressignificação. Materiais, espaços e ideias podem ganhar novas funções e sentidos quando vistos pela ótica da economia circular fortalecendo a inovação, reduzindo impactos ambientais e ampliando conexões entre cultura e comunidade. A palestra reúne profissionais de diversas áreas para compartilhar perspectivas sobre como a economia circular se conecta com a economia criativa. CCBB - Cinema. Com: Cicero Souza, João Henrique Ferreira e Márcia Marques. Mediação: Carol Garcia. Duração: 90 minutos. Classificação: 14 anos.
31/10, sexta, 17h | Grande Sertão: Veredas: Numa dramaturgia com recortes do livro “Grande Sertão: Veredas”, Gilson de Barros apresenta Riobaldo, um ex-jagunço e hoje velho fazendeiro, onde relembra sua história e seus amores: Diadorim, Nhorinhá e Otacília. E ainda o personagem Zé Bebelo, chefe, jagunço rival. Vencido na guerra, preso, exige um julgamento “correto e legal”. CCBB - Mezanino. Com: Gilson de Barros. Texto: João Guimarães Rosa. Direção: Amir Haddad. Duração: 70 minutos. Classificação: 16 anos.
01/11, sábado, 11h | Sonho de Artista: Dois artistas saltimbancos tentam apresentar A Cigarra e a Formiga no mesmo teatro, no mesmo dia. Entre improvisos e surpresas, a fábula ganha novas camadas, homenageando o ofício artístico. CCBB - Térreo. Com: Stella Tobar e Giuliano Caratori. Texto: Stella Tobar. Direção: Stella Tobar e João Bourbonnais. Duração: 60 minutos. Classificação: Livre
01/11, sábado, 14h | Ação Formativa – Site Specific nas Artes Cênicas: Nesta conversa, será explorada a perspectiva do processo criativo voltado ao desenvolvimento de projetos nas artes cênicas, com foco na abordagem site specific (criações concebidas a partir da relação direta entre obra e espaço) no contexto das grandes cidades e festivais. A proposta é abrir um diálogo sobre como as ocupações de espaços e a arquitetura, a paisagem urbana e a presença do público influenciam diretamente no processo artístico e na identidade local. CCBB - Auditório. Com: Celso Curi, Federico Irazábal e convidados. Mediação: Dani Angelotti. Duração: 60 minutos. Classificação: 14 anos.
Evento organizado por:
Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo.
Endereço: R. Álvares Penteado, 112 -
Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP - 01012-000.
Abrir no Google Maps.
Plataforma de venda ticketWORK
A ticketWORK é uma plataforma que facilita a venda de ingressos, inscrição para eventos, cobrança de contribuições para eventos e a gestão de participantes. Todos os eventos publicados na plataforma estão sob responsabilidade de seus organizadores, uma vez que a ticketWORK não produz tais eventos.
A ticketWORK não se responsabiliza por compras efetuadas em canais não oficiais.